Início » Pesquisa DAP mostra David Almeida na liderança com mais de 13 pontos de vantagem
Política

Pesquisa DAP mostra David Almeida na liderança com mais de 13 pontos de vantagem

Pesquisa Direto ao Ponto (DAP) divulgada, nesta sexta-feira (23/8), confirma crescimento do prefeito de Manaus, David Almeida, em sua campanha à reeleição. Na estimulada, David chega aos 31,6% e abre 13,1 pontos percentuais para o segundo colocado, Roberto Cidade (18,5%), em empate técnico com Amom Mandel (17,9%).

Os demais candidatos vêm bem atrás do prefeito na corrida eleitoral: Capitão Alberto Neto com 12,7%; Marcelo Ramos, 5%; Wilker Barreto, 1,4%; e Gilberto Vasconcelos, com 0,6%.

Crescente

Esta é a sexta pesquisa DAP para prefeito da capital amazonense. No primeiro estudo, realizado em novembro passado, David Almeida, candidato da Coligação Avante, Manaus (Avante, PSD, MDB, DC e AGir), registrou 29,3%. Em julho David tinha 29,9% e agora ultrapassa a barreira dos 30% (31,6%).

Potencial Maior

Considerando o potencial de voto nesse momento da campanha eleitoral, antes mesmo do início do horário eleitoral gratuito, David chega a 56,4%, segundo a pesquisa DAP, que também mediu esse indicador.

A trajetória de Amom Mandel também chama a atenção, mas pela queda nas pesquisas. Segundo o DAP, ele que vinha em segundo lugar na intenção de voto, agora é pressionado por Roberto Cidade. Mandel chegou a ter 24,2% em novembro, agora caiu para 17,9%.

Arco de Aliança

Desde a oficialização da candidatura, no mês passado, David tem crescido constantemente nas pesquisas divulgadas por vários institutos, locais e nacionais. E esse crescimento também vem na sequência dos apoios já declarados ao candidato à reeleição, como das igrejas Assembleia de Deus e Quadrangular.

Rejeição

Ao passo que cresce na liderança, a rejeição de David Almeida também vai diminuindo. Segundo a pesquisa DAP divulgada hoje, ela está em 36,7%, a quarta entre os sete candidatos a prefeito de Manaus. As maiores rejeições são de Wilker Barreto (42,7%) e de Amom e Capitão Alberto Neto (37,1%).

A Pesquisa

O Direto ao Ponto entrevistou, presencialmente, 830 eleitores, do dia 16 a 20 deste mês de agosto. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, com nível de confiabilidade de 95,5%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número AM-07279/2024.

Fotos: Dhyeizo Lemos/Assessoria