A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), responsável por distribuir componentes sanguíneos para as unidades de saúde públicas e privadas em todo o estado, enviou uma nota solicitando que sejam suspensas as cirurgias eletivas que precisam de transfusão de sangue. A nota, divulgada nessa terça-feira (11), diz que não houve o repasse de materiais necessários para a realização das coletas de sangue realizadas por meio de doações.
“Informamos que devido a não liberação das bolsas de sangue utilizaremos apenas o estoque atual. Assim, recomendamos que o recurso terapêutico transfusional seja utilizado apenas em casos de extrema necessidade até a normalização do abastecimento dos insumos, que sejam suspensas todas as cirurgias eletivas que necessitem de transfusão sanguínea no estado, ainda, que as transfusões sejam indicadas apenas em casos de extrema urgência”, diz parte do ofício.
O documento é assinado pela diretora-presidente do Hemoam, Maria do Perpétuo Socorro Sampaio Carvalho. Conforme o órgão, sem os materiais é impossível realizar a liberação dos componentes sanguíneos.
Adicionar comentário