Início » Imersão para síndicos aborda tema em inovação e direito condomínio
Amazonas

Imersão para síndicos aborda tema em inovação e direito condomínio

A empresa AJM Condomínios realizará nos dias 10 e 11 de maio, uma palestra sob o título “Imersão Total Condominial” com a participação de especialistas do estado da Bahia e São Paulo. O encontro contará com temas envolvendo inovação para a gestão e direito condominial, que serão ministrados no auditório do Da Vinci Hotel e Convenções, bairro Adrianópolis, zona sul de Manaus.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), elaborou uma pesquisa em 2019, mostrando que foram construídos 7,8 milhões de novos apartamentos. Desde o início das construções em 1984 até 2023, houve um aumento de cerca de 380% em novos projetos de prédios e condomínios em todo país, em consequência mais síndicos para gestão das moradias.

Segundo o realizador do evento, Agnaldo Jinkings, que tem 12 anos de exercício neste ramo empresarial para administração de condomínios, a iniciativa tem por objetivo capacitar e aumentar o interesse de quem deseja se tornar síndico profissional no Amazonas.

“É um mercado que está crescendo em Manaus e, os condomínios ainda enxergam o síndico profissional com uma certa desconfiança. Muita gente não quer mais ser mais síndico, porque a responsabilidade de dirigir um condomínio é maior do que ter uma empresa. Diante dos desafios encontrados pelos síndicos, a busca por qualificação no segmento tem crescido em todo o país”, afirma.

Os dados da ABRASSP (Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais), apontam que existem mais de 420 mil síndicos em atividade no Brasil, sendo que neste quantitativo está dividido em 80% entre condomínios residenciais, os quais são os mais comuns. Enquanto condomínios comerciais, representam cerca de 15%, e condomínios mistos, que incluem unidades residenciais e comerciais, são de 5%.

De acordo com o Agnaldo Jinkings, o mercado de síndico profissional passou a existir após mudanças no CC (Código Civil), a qual possibilita a nomeação de uma pessoa que não seja morador daquele condomínio.

“No Código Civil, reza o seguinte: o síndico pode ser ou não morador, criando-se a figura do síndico profissional para trabalhar durante dois anos, podendo renovar o contrato deste prestador de serviço. Então, esse mercado está se consolidando cada vez mais, mas ainda é muito novo”, disse.

Palestrantes

O sindico profissional da Bahia, Sérgio Gouveia, é administrador de empresas com MBA em finanças, especialista em Gestão e Estratégia pela Fundação Dom Cabral, vai ministrar uma palestra que traduzirá a complexidade do mundo corporativo, para fácil entendimento dos síndicos, fazendo que possam utilizar as técnicas na sua gestão.

“Por um fenômeno que vem acontecendo muito movido pela questão da segurança e também da piora da qualidade do trânsito nas cidades, os condomínios foram crescendo cada vez mais na conta de serviços nas áreas comuns. Paralelo a isso, houve uma intensificação também do arcabouço legal e normativo referente a manutenção e questões ligadas a pânico, incêndio e, enfim, gestão de forma geral. Então, isso vem exigindo que o perfil dos síndicos tenha cada vez mais preparo. Vou ensinar como é que se monta uma previsão orçamentária profissional, confiável, e no segundo momento, no mesmo dia, vou estar ensinando a fazer o plano diretor, que seria uma versão do planejamento estratégico”, explica.

Já o advogado em direito condominial, Vander Andrade, que tem amplo currículo no seguimento, é mestre e doutor em direito pela PUC São Paulo, atua há mais de 20 anos com Direito Condominial, além de estar coordenador do curso de pós-graduação em Direito e Gestão Condominial MBA do CUFSA (Centro Universitário Fundação Santo André), menciona a importância da imersão.