De acordo com o último levantamento divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 9,5 milhões de pessoas trabalham fora do escritório no Brasil. Com as constantes evoluções nos moldes de trabalho, boa parte das empresas e colaboradores tiveram que adaptar suas rotinas empresariais para o trabalho à distância e híbrido. Diante disso, contar com soluções que permitem o gerenciamento de ponto e tempo dos funcionários de forma assertiva é crucial.
A Propay, empresa especializada em soluções e tecnologia para RH (Recursos Humanos), observou nos últimos três anos uma alta procura das empresas por ferramentas e tecnologias, sobretudo as de ponto e administração de tempo, que funcionam de forma prática para os gestores de RH. A partir dessa necessidade específica, surgiu a parceria com a Oitchau, companhia global focada em inovação e gestão de tempo. Um diferencial da parceria é a disponibilização do lançamento das ferramentas: Analytics e Relatórios Customizáveis.
As tecnologias foram projetadas para transformar a forma como as empresas gerenciam e interpretam dados. A novidade permite a geração de métricas em tempo real, gestão avançada de banco de horas e horas extras, diminuição do absenteísmo e minimização de irregularidades e mais foco na conformidade legal e na eficiência operacional.
A procura pela digitalização da gestão de tempo dos colaboradores, incorporada a cartela de serviços da Propay, está presente em aproximadamente 20% do total de interações desenvolvidas em 2023 e a tendência é que alcance um percentual ainda maior em 2024.
Trabalho remoto x gestão de tempo
De acordo com a sondagem “Transformação Digital nas Empresas Brasileiras” realizada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o índice de digitalização entre empresas brasileiras, que varia de 0 a 200, somou 120,7 no último semestre, alta de 2,8 pontos, em relação ao primeiro trimestre de 2023. A elevação demonstra um cenário promissor para os serviços que baseiam seu core business em tecnologia e inovação. A expectativa é que soluções como essas se tornem ainda mais populares em 2024.
É possível observar como o avanço das tecnologias digitais, em conjunto com mudanças culturais, impulsionaram uma transformação radical nas expectativas dos profissionais em relação ao trabalho. Principalmente ao observar levantamentos como o relatório do Fundo Econômico Mundial que mostra como as funções de crescimento mais rápido em relação ao seu tamanho atualmente estão sendo impulsionadas, sobretudo, pela tecnologia, digitalização e sustentabilidade. A flexibilidade para alguns tornou-se uma prioridade e, o trabalho remoto deixou de ser uma opção ocasional para se tornar uma parte integrante da vida profissional de muitos. Como resultado, as empresas e os trabalhadores passaram a demandar cada vez mais soluções de controle de ponto que se adaptem a esse novo paradigma.
“Acreditamos e defendemos que a gestão de RH deve ser cada vez mais fluída e tecnológica. A gestão eficiente de tempo é um dos principais recursos para os departamentos de gestão de pessoas. Por isso, buscamos soluções que ofereçam a abrangência que o atual mercado exige. Em conjunto com a Oitchau, conseguimos abraçar uma importante necessidade do setor, além de garantir muito mais capilaridade geográfica e força comercial para ambos os negócios’’, ressalta Leandro Bonetti, presidente da Propay.
Tecnologia voltada para o Employee Experience
A Oitchau, disponibiliza para os clientes da Propay soluções para diversos setores, como, por exemplo, indústrias e fábricas, startups, empresas de TI (Tecnologia da informação), consultórios e hospitais e diversos outros setores. A empresa conta com projetos de controle de tempo que consideram as particularidades de cada setor e, para além de apenas contabilizar horas trabalhadas, gera relatórios detalhados e personalizados com os dados considerados cruciais para o departamento de RH das companhias.
Além disso, é possível automatizar jornadas e permitir que líderes gerenciem a solução de forma descentralizada. Dessa forma, é possível contar com uma gestão de tempo e equipes personalizada, considerando as particularidades e necessidades dos colaboradores. Sendo assim, existe a possibilidade de alavancar a produtividade e a satisfação dos times.
“A parceria entre a Oitchau e a Propay tem como principal objetivo garantir que cada vez mais empresas descubram o real impacto que uma boa gestão de tempo exerce nos negócios. Não precisamos mais enxergar o processo de ’bater ponto’ enquanto uma tarefa morosa e sem sentido. Com o uso da tecnologia, conseguimos de fato fazer com que exista uma ciência e análise por trás da jornada dos colaboradores. Essa é com certeza uma parceria estratégica que coloca a tecnologia enquanto protagonista e, permite a união de diversas integrações que facilitam os processos de RH”. finaliza Rafael Godoi, diretor de parcerias da Oitchau.