Início » Saullo Vianna propõe emenda para aumentar investimentos em programas de biotecnologia na Amazônia
Política

Saullo Vianna propõe emenda para aumentar investimentos em programas de biotecnologia na Amazônia

Medida apresentada pelo parlamentar, que beneficia Zona Franca e o Amazonas, direciona ao menos 30% dos recursos que vão para institutos de pesquisa para o desenvolvimento de projetos industriais sustentáveis

O deputado Saullo Vianna (União-AM) apresentou emenda, ao Projeto de Lei 719/2024, que trata da prorrogação dos incentivos da Política Industrial para o Setor de Tecnologias da Informação e Comunicação e de Semicondutores. A proposta busca direcionar parte dos recursos de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) para a área de biotecnologia, setor em franco crescimento.

A proposta beneficia os estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima e Amapá. “Na Amazônia brasileira, a biotecnologia já começou a gerar resultados, como a produção de insumos renováveis produzidos a partir de óleos vegetais para substituir produtos petroquímicos por matérias-primas renováveis, voltados para os segmentos agrícola, cosmético, alimentício, de limpeza e farmacêutico”, exemplifica Vianna.

Atualmente, a legislação determina que as empresas de tecnologia instaladas na Zona Franca de Manaus (ZFM invistam 5% do seu faturamento em atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) nos estados da Amazônia Ocidental. Parte deste montante tem como destino as instituições de pesquisa credenciadas no Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

Pela emenda apresentada por Saullo Vianna, ao menos 30% desses recursos devem ir para projetos industriais de biotecnologia. “Precisamos apoiar fortemente o desenvolvimento de projetos sustentáveis no Amazonas e em toda a Amazônia. Dessa forma, diversificamos nossas atividades econômicas, ao mesmo tempo em que valorizamos as empresas instaladas na Zona Franca, que podem contribuir com a proteção da nossa biodiversidade”, acrescenta Vianna.