Início » Resorts no Brasil em expansão: Nordeste, SP e RS se destacam
Economia

Resorts no Brasil em expansão: Nordeste, SP e RS se destacam

Setor hoteleiro brasileiro segue em forte ascensão com investimentos de R$ 5,7 bilhões e previsão de construção de 10 novos resorts até 2025 em diversas regiões do país

O mercado de resorts no Brasil tem mostrado resiliência e crescimento, à medida que o país volta a viajar no pós pandemia. Dados recentes do relatório “Radar Resorts Brasil” revelam que o mercado de resorts continua em expansão, com uma oferta significativa em todas as regiões do país. A Região Nordeste lidera o número de resorts, com um total de 67 empreendimentos, seguida pelo Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Região Norte.

Juntos, esses resorts somam um total de 133 estabelecimentos, com um total de 31.610 quartos disponíveis em todo o Brasil. Números que evidenciam a crescente demanda por experiências de resort pelos brasileiros, e também destacam como o mercado se adapta para suprir tamanha procura.

Giovanni Bruno, editor do portal Cama e Café enfatiza que estes dados revelam uma oferta expressiva de resorts no país contando com mais de 30 mil quartos e que com toda essa disponibilidade, a rentabilidade por apartamento dos resorts no Brasil cresceu mais de 30%. “Além da distribuição geográfica dos resorts, o relatório também analisa o perfil dos hóspedes e a reputação online desses estabelecimentos. Mais de 50% dos hóspedes nos resorts brasileiros são famílias, seguidas pelos casais, que representam 29% do público. Amigos, viajantes a trabalho e viajantes solo também contribuem para a diversidade de visitantes desses resorts”, complementa.

Giovanni Bruno também destaca que o estudo mostra que a reputação online dos resorts, medida através de avaliações de serviço, limpeza, localização e preço, desempenha um papel crucial na escolha dos hóspedes. Com notas consistentemente altas em todas essas categorias, os resorts brasileiros demonstram a maturação do setor de forma geral.

Análise de desempenho e tendências

Ao longo de 2023, os resorts brasileiros registraram um desempenho positivo, com um aumento significativo na receita e ocupação estável. Embora o terceiro trimestre tenha apresentado uma leve desaceleração na taxa de ocupação, os dados acumulados do ano mostram resultados encorajadores. A análise comparativa entre 2022 e 2023 destaca a recuperação do setor após as dificuldades enfrentadas durante a pandemia, ressaltando a resiliência e a adaptabilidade dos resorts do país.

Investimentos e expansão do setor

O boom da hotelaria no Brasil em 2023 foi impulsionado por investimentos significativos e a chegada de renomadas marcas internacionais. Com um investimento total de R$ 5,7 bilhões, o setor hoteleiro brasileiro segue em ascensão, com previsões de construção e abertura de 10 novos resorts até 2025.

“O setor hoteleiro no Brasil demonstra estar se adaptando ao aumento na demanda por este tipo de acomodação, e para 2024, o mercado deve seguir movimentado atendendo às necessidades dos clientes”, conclui Bruno.