Início » CASACOR São Paulo anuncia elenco da edição 2024
Notícias Corporativas

CASACOR São Paulo anuncia elenco da edição 2024

A 37ª edição reúne time de profissionais de todo o Brasil para interpretar novo tema: “De Presente, O Agora”

A CASACOR São Paulo começa o ano com muitas novidades, se preparando para apresentar de 21 de maio a 28 de julho, no Conjunto Nacional, sua 37ª edição. Em 2024, a mostra estará em um espaço de 9 000m² de área construída, com 69 ambientes, entre casas, apartamentos, lofts, jardins, além de espaços dedicados a instalações artísticas, gastronomia e compras.

A CASACOR São Paulo vai ocupar o prédio com uma configuração inédita para os visitantes, que poderão conhecer ainda mais de perto a arquitetura do edifício modernista assinado pelo arquiteto David Libeskind (1928-2014).

“De Presente, O Agora”, o tema proposto para a edição de 2024, convida os profissionais, o público e todo segmento a refletir sobre como as nossas decisões cotidianas impactam nas futuras gerações. Para transformar o tema e apresentar, a CASACOR convidou um elenco de jovens talentos e profissionais experientes , que terá o desafio de usar a criatividade para responder à complexidade deste tempo.

O elenco

A edição de 2024 vem repleta de nomes conhecidos no mercado e terá projetos de Fernanda Marques, Brunete Fraccaroli, David Bastos, José Roberto Moreira do Valle, Leo Shehtman, Rosa May Sampaio e Wair de Paula. Deca, patrocinadora master de CASACOR, convida a arquiteta carioca – e parceira de longa data da marca – Gisele Taranto para assinar seu ambiente deste ano. Já a Portinari trará para a CASACOR São Paulo mais uma arquiteta conhecida das marcas Dexco: Melina Romano, que já esteve à frente da Casa Alma Duratex, em 2021. Também da Dexco, a Duratex terá seu ambiente criado pelo catarinense Marcelo Salum, cuja marca registrada são ambientes cheios de cores e brasilidade.

A LG, esse ano terá 3 ambientes na mostra. O primeiro deles, será projetado pelo baiano e prata da casa, Nildo José. As arquitetas Letícia Nannetti e Fernanda Rubatino completam o time escolhido para mostrar as novas tecnologias da marca. A Coral, nessa edição, aposta em outra carioca já muito conhecida pelo público de CASACOR, Paola Ribeiro.

Sempre buscando trazer diversidade de estilos e culturas, a mostra recebe profissionais de outros estados brasileiros. Aline Borges, José Navarro e Natan Gil representam o Estado de Minas Gerais. O Rio de Janeiro marca presença com MIGs Arquitetura e Studio Roca. Romario Rodrigues é natural do Ceará e o trio Pedro Alves, Ana Brandão e Amanda Zillig vem de Alagoas para a mostra paulistana. A região sul também garante seu espaço com Gustavo Scaramella, do Paraná, Luciana Viganó, do Rio Grande do Sul e Luciana Bascheschi e Gabriela Pileggi de Santa Catarina.

O interior do Estado também terá forte presença com projetos assinados por Cacau Ribeiro, de Ribeirão Preto e Paulo Azevedo, de Bauru. Carla Felippi, de Santos e Gabriel Fernandes, da Praia Grande, representam o litoral Sul de São Paulo.

Dividindo seu tempo entre Bolívia e Brasil, o arquiteto boliviano Eduardo Baldelomar retorna à CASACOR São Paulo e é um dos convidados da edição.

Para construir alguns dos espaços dedicados à gastronomia, a CASACOR traz a expertise de Johnny Viana, que vai projetar o famoso restaurante Badebec. Flávia Burin e Bruna Monetti darão vida ao espaço da doceira Isabela Akkari e Gabriela Prado ficará responsável pela ambientação do Bar Caracol.

O design de exteriores do evento este ano ficará por conta de nomes como o do veterano Luciano Zanardo, do especialista em espécies tropicais Gil Fialho, do estreante Thiago Borges e das premiadas Mônica Costa e Renata Guastelli.

Voltando ao evento, o elenco contará ainda com o arquiteto Renato Mendonça, que teve sua estreia em 2019 e atualmente é apresentador do programa “24 Horas para Decorar” no canal pago Discovery Plus. Outros retornos incluem Ester Carro, destaque dentro e fora da mostra com foco em Arquitetura Social, além da turma da ADVP Arquitetura, Barbara Dundes, Flavia Burin e Bruna Moretti, José Carlos Navarro, Weiss Arquitetura, Rafa Zampini, Bruno Moraes, Renan Altera, Felipe e Eloy Fichberg, Ana Weege e Juliana Cascaes.

Entre os estreantes da edição temos Alexandre Salles, coordenador do Instituto Europeo de Design, com a adição de uma instalação de arte. A lista inclui também Letícia Granero, Fragmento Arquitetura, Isadora Araújo, Gabriel Rosa, Studio Marca, Kesley Santiago, Bruno Reis e Helena Kallas, Carol Miluzzi e William Vasconcelos, Monik Santos, SALA2 Arquitetura, LP+A Arquitetura, Adriana Farias, Daniela Funari, PanaPaná Estúdio, Marina Salomão, Laura Rocha, Blaia e Moura Arquitetos e Red Square.

A CASACOR São Paulo 2024 tem patrocínio master Deca, banco oficial BRB, patrocínio Coral, parceira de tecnologia LG, patrocínio local Duratex, apoio local Portinari e Savoy.