Início » ERPs com serviços e produtos financeiros avançam no mercado
Notícias Corporativas

ERPs com serviços e produtos financeiros avançam no mercado

Empresas passam a incorporar serviços e produtos financeiros aos seus ERPs, como são chamados os sistemas integrados. Os negócios que não se adequarem na interface com o mundo bancário podem ter dificuldade para fidelizar clientes, alerta especialista

Por muito tempo, as empresas não tinham outra opção a não ser lidar com processos totalmente separados em cada departamento, da área comercial ao recursos humanos, por exemplo. No entanto, com o avanço da tecnologia, surgiram os sistemas integrados de gestão empresarial, chamados de Enterprise Resource Planning (ERP).

Com ele, todos os processos podem ser centralizados em uma única ferramenta, em um só software, permitindo uma visão em tempo real de como está o negócio como um todo.

Edson Silva, presidente do Grupo Nexxees, holding que tem, entre suas empresas, a Nexxera, especializada em gestão de crédito inteligente por meio de soluções financeiras e mercantis, explica que uma outra tendência tem avançado juntamente com o ERP: a possibilidade de integrar, além dos processos, todo sistema financeiro –  ou seja, trazer a experiência, de forma integrada, dentro do ERP.

Essa tendência faz com que a experiência do cliente do ERP seja ainda mais fluida e integrada, onde ele passa a acessar, por dentro de sua plataforma de gestão atual, serviços e produtos que só eram possíveis nos seus bancos, através do internet banking.

Além disso, uma companhia de varejo, por exemplo, além de vender produtos para seus clientes, pode integrar soluções de financiamento para o crescimento de toda a sua cadeia de negócios – tanto para ofertar mais prazo para seus clientes quanto para financiar seus fornecedores e garantir que todos tenham condições de trabalhar com os melhores prazos de pagamento, recebimento e o relacionamento com seus bancos.

Vantagens de um ERP com produtos e serviços financeiros Integrados

“Nossas soluções foram pensadas para criar uma integração direta com todos os bancos e investidores, o que para os ERPs, era um obstáculo, devido a alta complexidade regulatória, custo para o volume de dados transacionados e principalmente segurança em transacionar dados de pagamentos e recebimentos de seus clientes”, detalha o especialista. “Nesse contexto, torna-se evidente a importância dos ERPs utilizarem empresas especializadas nesse tipo de solução”, complementa. 

Ele acrescenta que, nesse contexto, é possível agregar produtos e serviços bancários de diversos bancos em uma plataforma única. Dessa forma, a empresa consegue otimizar tempo, possuir a maior visibilidade da situação contábil, financeira e automatizar processos. “Dentro da jornada dos produtos financeiros integrados ao ERP, é possível inclusive realizar automaticamente o pré-registro (escrituração) das duplicatas e o posterior registro, que vão resultar em melhores ofertas de crédito”. Um exemplo dessa integração é a parceria entre a Nexxera, SPC Grafeno e Grupo Skill, que oportuniza a unificação dos processos.

Para Edson Silva, integrar serviços e produtos financeiros aos ERPs é uma grande oportunidade de fidelizar clientes, mantendo-os mais tempo em uma mesma plataforma e ampliando as soluções de gestão para seus clientes. “O isolamento empresarial precisa dar lugar ao senso de comunidade e parcerias. Os clientes estão buscando soluções completas, que além de otimizar seus processos internos, se integram de forma eficiente e segura com outros produtos disponíveis no mercado”, acrescenta o profissional, que já tem a experiência de mais de 200 ERPs conectados à base da Nexxera e que lidera as inovações em ofertas de crédito integradas a ERPs.

Os ERPs com serviços e soluções financeiras integrados, vêm na análise de Edson, para atender uma necessidade de uma experiência muito descomplicada, onde a agilidade e a segurança são fundamentais.

“É cada vez maior a exigência dos clientes por conveniência e praticidade, especialmente em um contexto de gestão de seus resultados financeiros. Os ERPs têm a oportunidade de ofertar essa experiência de forma a antecipar uma necessidade e impactar significativamente os resultados de um negócio”, resume.

Para saber mais, basta acessar: https://www.nexxera.com/