Início » Home care se torna alternativa de segurança para idosos
Notícias Corporativas

Home care se torna alternativa de segurança para idosos

Cuidadores de idosos previnem desde cuidados com o calor até a assertividade nos horários dos remédios e acidentes domésticos

A saúde mental, alimentação, prática de atividades físicas, cuidados com o calor, periodicidade de remédios, esses são alguns dos muitos cuidados que um idoso deve ter no dia a dia. O Ministério da Saúde afirma que 70% das quedas em idosos ocorrem dentro de casa. Com pessoas acima de 80 anos, a mortalidade associada a quedas chega a ser seis vezes maior do que com aqueles até 65 anos. Elementos considerados simples, como a organização da residência, podem também diferenciar os principais fatores para uma melhor qualidade de vida ao idoso.

Paralelo a isso, existe o imediatismo  do dia a dia que faz com que muitos familiares não tenham tempo hábil suficiente para cuidar do seu ente querido. Nesse cenário, o home care para idosos vem ganhando espaço, mas ainda assim é desconhecido pelo grande público.

“O home care busca levar até a casa do idoso um profissional devidamente qualificado para cuidar do mesmo. É um atendimento personalizado no qual o enfermeiro acompanha a rotina do idoso e conhece de perto todos os cuidados e desafios daquele paciente em si. É uma solução que auxilia no tratamento do idoso oferecendo uma maior tranquilidade à família”, comenta Rachel Menezes, fundadora da Cia Cuidadores, rede de franquias especializada em home care para idosos que está em expansão.

Segundo informações da divisão de Características Gerais dos Domicílios e dos Moradores 2022 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada em 2023 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de idosos no país representa 15,1% da população. Em 1980, somente 6,1% da população tinha mais de 60 anos. Em poucos décadas o percentual quase triplicou.

“O conhecimento técnico na área da saúde é importante para o cuidado diário ao idoso, mas mais do que isso, é necessário também a empatia, a paciência e o amor ao ser humano para ser um cuidador. A soma dessas características é o que faz o cuidador alcançar a sua excelência. Acreditamos plenamente que essa profissão será ainda mais valorizada com o passar dos anos, pois as pessoas irão entender o quanto a mesma é necessária para a sociedade”, finaliza a empresária.