Início » Confira Circuito Cultural em Manaus neste fim de semana
Destaque Manaus

Confira Circuito Cultural em Manaus neste fim de semana

Programação conta com exposições, espetáculo de teatro, exibição de filmes, festival de dança e shows

Neste fim de semana, exposições, espetáculo de teatro, exibição de filmes, festival de dança e shows compõem o Circuito da Cultura no Centro de Manaus. As atividades acontecem na Galeria do Largo, Teatro Amazonas, Centro Cultural Palácio da Justiça e Teatro Gebes Medeiros, espaços administrados pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Na Galeria do Largo, de terça-feira a domingo, das 15h às 20h, o público confere as mostras “ExpoSouffléGrafia + 10”, que celebra dez anos da companhia de teatro Souflé de Bodó; HQ interativo “Caboquinho”, de Eunuquis; coletiva de artistas “Verni.Z”, além da exposição de obras de Denilson Baniwa, Uyra, Raiz e Anderson Brasa. O acesso é gratuito.

No Teatro Amazonas, na sexta-feira (25/08), acontece o encerramento do 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte, com entrada gratuita. A programação tem início às 15h30, com a exibição do longa-metragem “Mato Seco em Chamas”, com direção de Adirley Queiroz e Joana Pimenta, do Distrito Federal.

A última sessão, às 19h, fica por conta do filme “Eureka”, do cineasta e roteirista argentino Lisandro Alonso. A cerimônia de premiação está prevista para começar às 21h30. 

No sábado (26/08), às 20h, o Teatro Amazonas vai ser palco da abertura do 11º Festival Amazonas de Dança, com homenagem aos bailarinos Adalto Guilherme Xavier Gil, Miguel Maia e Dirley Duarte. O acesso é gratuito.

Palácio da Justiça

O 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte promove ainda, nesta sexta-feira (25/08), uma roda de conversa no Centro Cultural Palácio da Justiça (Avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro).

O bate-papo acontece das 10h às 12h, com os diretores Adirley Queiroz e Lisandro Alonso e o ator amazonense Adanilo. A entrada é gratuita.

Teatro Gebes Medeiros

Na sexta-feira (25/08), às 20h, o Teatro Gebes Medeiros (avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro) recebe nova sessão do espetáculo “Cabaré Chinelo”, do Ateliê 23. Os ingressos vão ser vendidos na bilheteria por R$ 25 (meia-entrada) e R$ 50 (inteira), a partir das 19h. A classificação é 18 anos.

A produção inspirada na pesquisa do historiador Narciso Freitas propõe uma imersão entre 1900 e 1920, com a história de Mulata, Balbina, Antonieta, Soulanger, Felícia, Laura, Joana, Luiza, Enedina, Sarah, Maria e Gaivota no período da Belle Époque. O projeto em parceria com a companhia argentina García Sathicq traz, 100 anos depois, uma denúncia sobre mulheres vítimas de um grande esquema de tráfico internacional e sexual no início do século XX, na capital do Amazonas.

Largo de São Sebastião

No sábado e domingo (26 e 27/08) tem Glocal Experience Amazônia no Largo de São Sebastião. O evento está na agenda da Glocal Experience, uma plataforma de ideias e ações para o cumprimento da Agenda 2030, baseadas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Nos dois dias, a programação começa às 15h, com jogos sustentáveis, pintura de rosto, artistas circenses, teatro infantil e shows.

No sábado, o circuito “Rap Amazônia” apresenta DJ Rafa Militão, Karen Francis, Victor Xamã, Anna Suav, Kurt Sutil e Cronixta e a cantora baiana Luedji Luna. Já no domingo tem a banda Luneta Mágica e a cantora Maria Gadú.