Início » Madeira ganha destaque em projetos de arquitetura
Notícias Corporativas

Madeira ganha destaque em projetos de arquitetura

Especialista explica que o aumento pode ser justificado pelo interesse por materiais sustentáveis e naturais

A madeira é um material nobre, resistente e versátil, e vem ganhando destaque na arquitetura mundial. Cada vez mais, arquitetos e designers utilizam a madeira em seus projetos, seja para construir estruturas inteiras, seja para criar detalhes e acabamentos.

A tendência de utilizar madeira na arquitetura não é nova, mas tem se intensificado nos últimos anos. Segundo Jordano Valota, CEO do Grupo Valota, isso se deve, em parte, ao aumento do interesse por materiais sustentáveis e naturais. “A madeira é um material renovável, de baixo impacto ambiental e que se decompõe naturalmente”, destaca.

Valota ainda pontua que a madeira possui propriedades que a tornam ideal para a construção de edifícios. É um material leve e resistente, com boa capacidade de isolamento térmico e acústico. Também é muito versátil, permitindo uma grande variedade de usos e acabamentos.

Na arquitetura contemporânea, a madeira tem sido utilizada de diversas maneiras. Em algumas construções, é utilizada para criar estruturas inteiras, como paredes, pisos e telhados. Em outras, é usada para criar detalhes e acabamentos, como revestimentos de parede, portas e janelas.

Entre os exemplos mais conhecidos de arquitetura em madeira estão o Museu de Arte Moderna de Nova York, projetado pelo arquiteto japonês Yoshio Taniguchi, e a Ponte de Madeira de Ribeira de Pena, em Portugal, projetada pelo arquiteto João Álvaro Rocha.

No Brasil, a madeira também vem ganhando destaque na arquitetura. Alguns exemplos recentes são a Casa REX, em São Paulo, projetada pelo escritório FGMF Arquitetos, e a Casa AliDio, projetada pela Level Arquitetura/Grupo Valota.

Jordano Valota explica que para os arquitetos e designers que desejam utilizar a madeira em seus projetos, é importante conhecer as diferentes espécies de madeira e suas características. Também é fundamental contar com profissionais especializados em trabalhar com o material, para garantir a qualidade e a segurança da construção.

“Com sua beleza natural e suas propriedades únicas, a madeira tem tudo para continuar sendo um destaque na arquitetura contemporânea, contribuindo para a criação de edifícios mais sustentáveis e harmoniosos com a natureza”, acrescenta o arquiteto.

Segundo o relatório “Global Wood and Fiber Price Trends” de janeiro de 2022, o preço da madeira registrou aumentos significativos. A demanda por madeira tem crescido nos últimos anos, devido ao aumento da construção de casas e edifícios, bem como à crescente popularidade de materiais sustentáveis.

O relatório também destaca que a pandemia de Covid-19 afetou o mercado de madeira, com a interrupção da cadeia de suprimentos e o aumento dos custos de transporte. Além disso, eventos climáticos extremos, como incêndios florestais e tempestades, também afetaram a oferta de madeira em algumas regiões.

Apesar dos desafios, a madeira continua sendo um material valioso na arquitetura. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a produção mundial de madeira industrial cresceu 22% entre 2000 e 2020, atingindo 1,73 bilhões de metros cúbicos em 2020.

No Brasil, a produção de madeira também tem se mantido em alta. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção de madeira em tora cresceu 5,8% em 2020, em relação ao ano anterior.

“Com a demanda por materiais sustentáveis e a busca por construções mais harmoniosas com a natureza, a madeira deve continuar ganhando destaque na arquitetura nos próximos anos. Ainda assim, é importante garantir que a produção de madeira seja feita de forma responsável, com respeito ao meio ambiente e aos direitos trabalhistas”, conclui Jordano Valota.