Início » Brunholi amplia produção e lança caipirinha artesanal
Notícias Corporativas

Brunholi amplia produção e lança caipirinha artesanal

Família começou com a plantação de uvas e a fabricação de vinhos artesanais; posteriormente, expandiu seus negócios

A Família Brunholi estabeleceu-se no Brasil em 1889, trazendo consigo conhecimentos na produção de vinhos e massas. Antônio Brunholi e Emma Balsaneli adquiriram um terreno em Jundiaí após trabalharem em lavouras de café em Itatiba, também no interior de São Paulo. Iniciaram a plantação de uvas e a fabricação de vinhos artesanais, que logo se tornaram populares na região.

Com o tempo, a família expandiu seus negócios, partindo da produção de vinho para também oferecer a caipirinha artesanal Wish Maria, além de opções gastronômicas como porções de frango, para atender à crescente demanda dos clientes. O sucesso dos vinhos e da gastronomia italiana levou à consolidação do Complexo Turístico Villa Brunholi, que hoje é comandado pela quarta geração da família.

Além das atividades comerciais, a família Brunholi inaugurou o Museu do Vinho, um espaço dedicado a resgatar a história dos imigrantes italianos na região de Jundiaí. O museu apresenta como esses imigrantes se estabeleceram em diversos bairros da cidade e contribuíram para o desenvolvimento local.

A proprietária do Villa Brunholi, Sandra Brunholi, conta como surgiu a ideia de desenvolver uma bebida artesanal que não fosse o tradicional vinho comercializado historicamente pela família. Segundo ela, com o aumento da venda de vinhos e a facilidade da compra de vinhos importados, tanto pelo valor como pelo acesso, as vendas caíram e a família já dependia desse produto para sobreviver, além da agricultura.

“Veio a ideia de produzir algo que fosse diferente, inovador e que mostrasse que uma família italiana tinha mantido a herança de seus traços de origem, mas também tinha gratidão pelo país que os acolheu, no caso o Brasil”, relata, destacando que a escolha foi a caipirinha. “Foram anos tentando estabilizar o produto que, por ser natural, contendo somente limão, cachaça e açúcar, acabava mudando de cor, de aroma e afins”, completa.

De acordo com informações do portal Vinho Brasileiro, o Brasil se destaca entre os cinco maiores produtores de vinho do hemisfério sul, com uma produção anual de aproximadamente 700 milhões de quilos de uva. O setor engloba mais de mil vinícolas e envolve mais de 50 mil famílias na viticultura. O consumo per capita anual no país é estimado em cerca de 2,7 litros.

Além das bebidas, o Família Brunholi Restaurante, com mais de 30 anos de tradição, conta com a produção artesanal diária de massas, seguindo receitas tradicionais. Os molhos são elaborados com tomates frescos e o pesto é feito com manjericão da horta do Villa Brunholi. O cardápio abrange diversas opções, como massas, carnes, risotos e porções, oferecendo também uma variedade de vinhos, tanto próprios quanto importados.