Início » Atleta amador participa de desafio de Mountain Bike no Chile
Notícias Corporativas

Atleta amador participa de desafio de Mountain Bike no Chile

Um ciclista amador, após passar 15 anos competindo em mountain bike no Brasil, decidiu encarar o desafio de participar de uma competição internacional na Patagônia Chilena.

Depois de competir em diversas corridas no Brasil, Adriano Cardoso, um ciclista amador decidiu encarar o desafio de participar de uma competição internacional de mountain bike no Chile. O Transnades Challenge 2024, é uma prestigiada competição em etapas, que contará com mais de 3.500 ciclistas de todo o mundo, se desafiando ao longo de cinco dias cruzando a região da Patagônia Chilena.

O que é a Transnades Challenge 2024?

O Desafio Transnades 2024, em sua 15ª edição, é a competição por etapas que acontece na América do Sul, programada para ocorrer de 05 a 09 de março. Para celebrar a 15º edição, o desafio foi incluído no calendário da União Ciclística Internacional. Reconhecido como uma das competições mais impressionantes do mundo, o Transnades conta com a participação de mais de 3.500 corredores de 45 países de cinco continentes diferentes.

A competição tem lugar no início da Patagônia Chilena, onde se encontram vulcões, lagos e florestas. Durante 5 dias, os competidores de todo o mundo participarão das 5 etapas, percorrendo de 45 a 120 quilômetros por dia, totalizando cerca de 300 quilômetros com mais de 9.000 metros de elevação acumulada.

Essas são as 5 etapas desse desafio:

1ª Etapa:

A primeira fase da competição será mais curta, porém igualmente desafiadora, com 44,7 km de extensão e 1.847 metros de altitude.

2ª Etapa:

Com uma distância de 96 km e altitude de 2.690 metros, o desafio dessa etapa é de dar a volta completa no Vulcão Lonquimay.

3ª Etapa:

A 3ª etapa será semelhante à 1ª, porém em um novo local a caminho do sul da Vila de Malalcahuello, com um percurso de pouco mais de 50,5 km e 1.750 metros de altitude.

4ª Etapa:

A 4ª Etapa foi encurtada para a cidade de Melipeuco por questões de segurança, pois os rios no setor Nevados de Sollipulli se elevaram. Essa etapa tem cerca de 88 km de distância, com 2.100 metros de altitude.

5ª Etapa:

A 5ª e última etapa com 52,5 km e 1.699 metros de altitude, começa a partir do acampamento base do Green Park Hotel, seguindo em direção à subida do Vulcão Villarrica. O percurso inclui diferentes estradas, trilhas e a subida da Conaf, então chegará ao ponto mais alto em km 19,8.

Quem é o ciclista Amador que enfrentara esse desafio?

Adriano Cardoso tem 45 anos, reside na cidade de Belo Horizonte /MG, atua como gerente no setor de Vendas do Grupo RCervellini no estado de Minas Gerais, pratica esporte há mais de 15 anos como ciclista amador e viu seu hobby se tornar uma atividade cada vez mais séria. Decidiu então enfrentar o desafio de participar de uma competição de mountain bike internacional na Patagônia Chilena. Essa motivação veio após ter competido em mais de 40 corridas no Brasil nos últimos 10 anos. Agora, ele se junta a outros brasileiros para competir na Mountain Bike por Etapas, O Transnades Challenge 2024, uma das competições mais renomadas do mundo.

Como tudo teve início:

A trajetória do atleta amador teve início após completar diversos percursos de cicloturismo no Brasil. Em 2012, Adriano enfrentou sua primeira corrida, uma maratona de um dia, percorrendo 40 km de estradas de terra. Depois, desafiou-se em diversas provas de um dia em várias cidades do interior de São Paulo. Em 2015, mudou-se para cidade de Belo Horizonte/MG e concentrou-se no ciclismo de montanha, participando de ultramaratonas em trios e duplas. Com aprimoramento físico e técnico, especializou-se na modalidade solo de Ultramaratonas, competindo em 5 grandes eventos, além de mais de 40 competições desde 2012. Agora, o atleta está se preparando para sua primeira Ultramaratona Internacional na Patagônia Chilena, o Transnades, após superar vários desafios no cenário nacional.

O papel de patrocinadores para o esportes.

Patrocinadores apoiam e fortalecem a prática esportiva, além de transmitir valores em grandes eventos esportivos. O patrocínio ao ciclismo reforça a importância da saúde através do esporte, proporcionando uma nova perspectiva de vida às pessoas ao redor. Os patrocinadores acompanham e contribuem diretamente para o sucesso das atividades do atleta.

Prova: Transnades Challenge 2024 (15ª edição)

Local: Patagonia Chilena – Chile

Data: 5 à 9 de março de 2024

Mais informações sobre a competição:

Site: https://transandeschallenge.com/patagonia/

Instagram: https://www.instagram.com/transandes_challenge/