Início » ‘Manaus Mais Cidadã’ realiza mais de 30 mil atendimentos na zona Norte
Manaus

‘Manaus Mais Cidadã’ realiza mais de 30 mil atendimentos na zona Norte

Com a missão de se aproximar da população e ampliar o acesso a políticas públicas em zonas de difícil acesso, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, neste sábado, 24/2, a 2ª edição do mutirão de serviços “Manaus Mais Cidadã” de 2024, desta vez atendendo a população do conjunto habitacional Viver Melhor, na zona Norte. 

Ao todo, 31,4 mil atendimentos foram registrados ao longo do dia na escola municipal Benjamin Matias Fernandes e no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professor Caio Carlos Frota Medeiros, onde, mais uma vez, secretarias municipais, estaduais, parceiros da sociedade civil e outras entidades do poder público se uniram para ofertar, a mais de 10 mil comunitários da região, mais de cem serviços públicos totalmente gratuitos e em único espaço. O antigo recorde era o de 26 mil atendimentos realizados no bairro Armando Mendes, em agosto de 2023.

“Este é um projeto idealizado pelo nosso prefeito David Almeida, que visa descentralizar as ações da Prefeitura Municipal de Manaus e chegar mais perto do cidadão, sobretudo aquele mais humilde e que muitas vezes não possui recursos para procurar esses serviços. O foco desta gestão é cuidar das pessoas e, ao conversar com os cidadãos presentes aqui, percebemos que estamos no caminho certo”, destacou o vice-prefeito e secretário-chefe da Casa Civil, Marcos Rotta.

O secretário Eduardo Lucas, da Semasc, ressaltou a importância de se trazer periodicamente um evento dessa magnitude à população de diferentes zonas da cidade em um “dia alternativo”, levando em conta as demandas e as possibilidades de locomoção de cada território contemplado com a ação.

“O dia alternativo serve para a população que, por quaisquer que sejam os motivos, não consegue acessar esses serviços durante a semana, tendo a oportunidade de ser atendida de maneira rápida e próxima de sua casa. É uma determinação do prefeito que nos façamos presentes na ‘fonte’, dentro da comunidade, praticamente na porta do cidadão e facilitando sua vida”, afirmou.

Diferentes serviços

Ao todo, 120 serviços foram oferecidos à população ao longo da manhã. Entre os serviços mais procurados, destacam-se a inserção e atualização do Cadastro Único, clínico geral, odontológico, dispensa de medicamentos, cadastro para vagas de emprego, emissão de documentação básica, serviços de habilitação e veículos, orientação jurídica, serviços de embelezamento e muitos outros.

A Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), participou do “Manaus Mais Cidadã” com atendimentos e orientações nas áreas jurídica, de assistência social e de psicologia, fazendo os encaminhamentos necessários a cada demanda.

A equipe de técnicos foi coordenada pelo titular da Semad, Ebenezer Bezerra. “Essa ação é muito importante porque leva até onde os cidadãos moram, os serviços ofertados, gratuitamente, pela prefeitura. O prefeito David Almeida entende que, muitas das vezes, as pessoas não têm recursos para se deslocar até as unidades da administração municipal. O ‘Manaus Mais Cidadã’ é uma prefeitura móvel”, disse Bezerra.

A estudante de direito Anne Silva, 32, compareceu à ação em busca de atendimento médico para si e de vacinação para seu pet. De acordo com a comunitária, ações como essa são necessárias e tornam a vida de muitos moradores mais prática.

“O Viver Melhor possui muitas carências, principalmente por se localizar em um bairro muito grande e que é distante da região central da cidade. Ações como essa são maravilhosas justamente por conseguir trazer para perto de nós muito daquilo que é difícil termos acesso durante a semana, além de ajudar na propagação de informações e outras utilidades”, relatou.

A dona de casa Adrielly Lacerda, acompanhada do marido e dos filhos, buscou o atendimento pediátrico para os pequenos e o ortopédico para o parceiro, elogiando o atendimento recebido.

“Hoje vimos atrás de diversos serviços e fomos muito bem atendidos em todos, o que nos faz querer que mais ações como essa ocorram por aqui. Tem uma variedade boa de serviços, o atendimento é ótimo e o melhor mesmo é a praticidade da ação ser tão perto de casa. Muito bom, muito bom mesmo”, elogiou.

Parceiros

O programa “Manaus Mais Cidadã” é coordenado pela Semasc e conta com o apoio das secretarias municipais da Saúde (Semsa), do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), de Limpeza Urbana (Semulsp), de Infraestrutura (Seminf), de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), de Administração e Planejamento (Semad), de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf) e de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), da Fundação Manaus Esporte (FME), da Fundação Municipal de Cultura, Eventos e Turismo (Manauscult), do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), da Fundação Dr. Thomas (FDT), da Casa Militar, da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), da Amazonas Energia, do Departamento de Trânsito do Estado do Amazonas (Detran-AM), da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), da Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Amazonas (Arpen-AM), das agências da Organização das Nações Unidas (ONU) com escritórios em Manaus e Organizações da Sociedade Civil (OSCs).