Início » Evonik amplia produção de metilato de sódio
Notícias Corporativas

Evonik amplia produção de metilato de sódio

Com uma estratégia global e visão de longo prazo, a empresa direciona suas ações para oferecer novas soluções à cadeia de biocombustíveis Sul-Americana.

A Evonik, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, anuncia a conclusão do aumento da capacidade de produção de metilato de sódio em sua planta de Rosário, na província de Santa Fé, na Argentina. Essa expansão eleva a capacidade anual de 60.000 toneladas para 90.000 toneladas, demonstrando o interesse da empresa com o mercado Sul-Americano de biodiesel e o papel ativo na promoção da sustentabilidade. O incremento na produção de metilato de sódio foi finalizado em dezembro de 2023.

Esta iniciativa coincide com os mandatos de mistura de biodiesel ao diesel fóssil no Brasil, que passará dos atuais 12% para 14% em março de 2024, com previsão de alcançar 15% (B15) já em 2025. A ação da empresa também está alinhada aos objetivos da Nova Indústria Brasil (NIB), política recentemente anunciada pelo governo brasileiro com o objetivo de impulsionar a indústria nacional e ampliar em 50% a participação dos biocombustíveis na matriz energética de transportes.

“Com a conclusão da expansão da produção de metilato de sódio na Argentina e o avanço na construção da nova planta de alcóxidos em Singapura, reforçamos nossa posição como uma das maiores fabricantes globais de catalisadores”, enfatiza Cauê de Arruda, presidente da Evonik Argentina e Chile.

A nova planta em construção na Ásia adota instalações tecnológicas, visando a emissão zero de carbono nos escopos 1 e 2, integrando-se às unidades de produção na Europa e nas Américas do Norte e do Sul.

Ao oferecer produtos como o metilato de sódio, um catalisador que aumenta a produtividade e reduz os custos de produção do biodiesel, a Evonik visa acompanhar o avanço do setor e na realização das metas globais de redução de emissões de gases de efeito estufa, bem como na redução da dependência de combustíveis fósseis. Conforme destacado no estudo Global Energy Transformation, os biocombustíveis têm o potencial de reduzir em 70% as emissões globais de CO2 até 2050.

Oferta ao mercado

A empresa oferece uma gama de serviços e soluções que visam melhorar a eficiência e a qualidade dos processos de transesterificação. Entre eles estão os catalisadores Metilato de Sódio 30% em Metanol (NM30) e Metilato de Potássio 32% em Metanol (KM32), ambos indicados para processos de transesterificação a partir de óleos vegetais, gordura animal e óleo de reúso.

Além disso, a Evonik fornece Aditivos Melhoradores de CFPP da linha VISCOPLEX®, catalisadores para o branqueamento de glicerina e clareamento de óleo de soja.

 

Evonik Brasil Ltda.

Fone: (11) 3146-4100

www.evonik.com.br

facebook.com/Evonik

instagram.com/Evonik.Brasil

youtube.com/EvonikIndustries

linkedin.com/company/Evonik

twitter.com/Evonik_BR

 

Informações para imprensa

Via Pública Comunicação – www.viapublicacomunicacao.com.br

Sheila Diez: (11) 3473.0255 – sheila@viapublicacomunicacao.com.br

Taís Augusto: (11) 3562.5555 – tais@viapublicacomunicacao.com.br