Início » Turistas elegem melhor prato típico do Brasil
Notícias Corporativas

Turistas elegem melhor prato típico do Brasil

Uma pesquisa encomendada pela reportagem do Guia Viajar Melhor feita com mais de 2 mil turistas brasileiros, indicou quais são os melhores práticos típicos do Brasil

A feijoada é o melhor prato típico do Brasil, segundo turistas que participaram de uma pesquisa feita pela equipe do Guia Viajar Melhor em conjunto com a Travel Media PR, agência global de marketing turístico e análise de dados.

O levantamento, realizado nas redes sociais e no grupo de viagens da marca, considerou a opinião de 2.155 pessoas, que responderam à pesquisa sobre a preferência gastronômica dos viajantes brasileiros.

A publicação compilou os mais votados e criou um ranking com os 10 melhores pratos típicos do Brasil. Entre os pratos mais votados, a feijoada alcançou a primeira posição com um total de 568 votos, sendo 26,4% das respostas. Segundo reportagem do Guia Viajar Melhor, o sabor da combinação de feijão preto com carnes de porco fez com que o prato superasse as demais opções com folga. Presente em boa parte dos restaurantes do Brasil, a feijoada costuma vir acompanhada por arroz, farofa, couve refogada e torresmo.

Em segundo lugar, os turistas indicaram o tradicional churrasco brasileiro como um dos melhores sabores da culinária nacional. Foram 379 votos a favor do preparo, sendo cerca de 17,58% do total das respostas. 

O terceiro lugar ficou para uma das combinações mais tradicionais do Brasil: o arroz com feijão teve 312 votos dos viajantes. A publicação destacou que o prato é frequente na mesa dos brasileiros e vai bem tanto com o feijão preto quanto com o carioca.

O ranking também destacou pratos típicos da região Nordeste. O melhor colocado foi a moqueca, que ficou com o quarto lugar do ranking que indica os melhores pratos típicos do Brasil, abarcando 106 votos. 

De acordo com o guia de viagens brasileiro, o destaque maior foi para a versão da moqueca baiana, feita com peixes, frutos do mar, vegetais, leite de coco e óleo de dendê, mas há também a versão capixaba, que segue um preparo similar, mas não leva leite de coco e óleo de dendê, além de ser servida com arroz e pirão.

O levantamento do Guia Viajar Melhor apontou o feijão tropeiro como o quinto melhor prato típico do Brasil, com 69 votos. Em seguida, os viajantes indicaram o baião de dois (6º lugar, 59 votos), o acarajé (alcançando 7º lugar com 52 votos ao todo) e o tacacá (8º lugar com 47 votos). Na nona posição, porém, houve um empate entre os mais votados: o vatapá e o cuscuz receberam 38 votos cada. E, finalizando o ranking com os 10 dos melhores pratos típicos brasileiros, os viajantes que participaram da pesquisa elegeram o virado à paulista na décima posição do ranking. 

Destinos para viagens gastronômicas

O Guia Viajar Melhor divulgou, ainda, os três destinos mais citados para os apaixonados por viagens gastronômicas no Brasil. De acordo com a publicação, o ranking é um desdobramento da pesquisa realizada com os turistas, levando em consideração o número de menções durante o levantamento. 

Em primeiro lugar, o site de viagens indicou Minas Gerais como o melhor estado para viajar e comer bem. Segundo a publicação, a culinária mineira tem a maior diversidade de pratos da gastronomia brasileira, com preparos conhecidos em todo o país.

O segundo lugar ficou para a Bahia que, conforme apuração do guia de viagens, tem uma culinária diversa com influência de diferentes regiões do Brasil. O estado, inclusive, é o que teve mais pratos indicados pelos viajantes ouvidos pelo Guia Viajar Melhor. 

Além de Minas Gerais e Bahia, um destino na região Norte do Brasil foi indicado entre os estados com a melhor gastronomia brasileira. Com forte influência indígena e traços das culinárias africanas e portuguesas, os pratos do Pará conferiram ao estado o terceiro lugar entre os três principais destinos para viagens gastronômicas.

O tacacá, a iguaria mais famosa da culinária paraense na atualidade, conquistou reconhecimento internacional recentemente, ao entrar na lista das 100 melhores sopas do mundo. Ocupando a 25ª posição no levantamento global, o caldo preparado com a goma da mandioca, camarão, jambu e tucupi foi a sopa brasileira mais bem colocada no ranking assinado pelo TasteAtlas, uma plataforma especializada em gastronomia.

Gastronomia brasileira reconhecida internacionalmente

Em uma outra pesquisa feita pelo TasteAtlas e publicada pelo Ministério do Turismo, a culinária brasileira conquistou o 12º lugar em um ranking internacional que lista as 100 melhores cozinhas do mundo. Conforme a publicação, preparos como o vatapá, o escondidinho, a feijoada, a tapioca, o pudim de leite condensado e outras iguarias nacionais também compõem o destaque da culinária brasileira.

O ranking desenvolvido pelo TasteAtlas levou em consideração os lugares mais tradicionais para comer, recomendados por profissionais da alimentação, os pratos mais populares e os pratos mais bem avaliados do mundo.