Início » Apenas 8% das PMEs comunicam ações sustentáveis
Notícias Corporativas

Apenas 8% das PMEs comunicam ações sustentáveis

Das organizações mundiais, 83% reconhecem a necessidade da sustentabilidade nos negócios

Embora o conhecimento quanto à importância das ações ambientais tenha ganhado mais espaço nas corporações em nível mundial, a comunicação dessas iniciativas ainda merece atenção. O estudo “Caminho para o crescimento: preenchendo lacuna de relatório de sustentabilidade das PMEs” mostra, na página 6, que 83% das pequenas e médias organizações reconhecem a necessidade da sustentabilidade nos negócios, contudo apenas 8% produzem relatórios para comunicar suas ações.

Elaborado pela empresa de serviços contábeis Sage, com participação das consultorias PwC e Strand Partners, o levantamento ouviu mais de 16 mil PMEs em 16 países, incluindo o Brasil. O estudo aponta, ainda na mesma página, que o ano de 2023 apresentou avanços em relação a iniciativas sustentáveis, uma vez que mais de seis em cada 10 PMEs afirmaram tomar medidas para se tornarem mais sustentáveis, especialmente por meio de seus produtos e serviços, correspondendo a 51%, da redução do uso de energia, 48%, e da economia circular, 16%.

Por sua vez, muitos desses avanços deixam de ser registrados e perdem a validade como ações positivas aplicadas pelas corporações. A pesquisa revela, na página 10, que 7,7% da PMEs reportam atualmente os impactos na sustentabilidade e apenas 0,7% comunicam as ações sociais e de governança, abrindo lacunas para que sejam consideradas empresas que não tomam medidas necessárias nesse campo.

Fundador e principal executivo do Latin American Quality Institute (LAQI), Daniel Maximilian Da Costa considera os números da pesquisa como um alerta, ao mesmo tempo em que faz ponderações. Ele pontua que as PMEs representam 99% das empresas do mundo e afirma que ver avanços na conscientização quanto às ações ambientais é positivo, no entanto chama a atenção à necessidade de meios para a implementação dessa cultura.

“Sem dúvidas, investimento é o caminho inicial para essas implementações. Além da oferta de conteúdo seguro atrelado ao tema, a promoção do uso de tecnologias para a elaboração de relatórios é uma necessidade vital para as organizações”, conclui.