Início » Prefeitura oferece DIU gratuitamente para Mulheres no Careiro
Amazonas

Prefeitura oferece DIU gratuitamente para Mulheres no Careiro

O município do Careiro, localizado a 112km de Manaus, destaca-se com Projeto pioneiro ao oferecer gratuitamente o Dispositivo Intrauterino (DIU) como método contraceptivo seguro e eficaz para as mulheres da região.

O município do Careiro, localizado a 112km de Manaus, destaca-se com Projeto pioneiro ao oferecer gratuitamente o Dispositivo Intrauterino (DIU) como método contraceptivo seguro e eficaz para as mulheres da região. Esse programa, integrado ao Saúde da Mulher desde 2023, visa proporcionar acesso igualitário a esse método, que, embora seja reconhecido como uma das opções mais confiáveis para evitar a gravidez, muitas vezes é inacessível devido ao seu custo e à burocracia, mesmo com a disponibilidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Sob a coordenação da Enfermeira Juciane Paiva, o programa tem proporcionado às mulheres do Careiro, tanto da sede quanto da zona rural, a oportunidade de usufruir desse método contraceptivo de forma gratuita. O DIU, com uma eficácia comprovada de até 12 anos, destaca-se por sua superioridade em relação aos anticoncepcionais orais.

A Enfermeira Ana Paula, especialista na colocação do DIU, realiza atendimentos mensais nas Unidades Básicas de Saúde conforme o calendário estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), garantindo assim a acessibilidade ao tratamento. Vale ressaltar que, além de prevenir a gravidez, o DIU também contribui para a reposição de hormônios femininos, proporcionando benefícios adicionais para a saúde da mulher.

Desde o seu lançamento em setembro de 2023, mais de 100 mulheres foram atendidas, marcando o Careiro como o primeiro município a oferecer esse serviço de forma gratuita, abrangendo não apenas a população urbana, mas também as comunidades distantes da área rural.

No Brasil, a política pública de planejamento familiar é regida pela Lei nº 9.263, de 12 de janeiro de 1996, que estabelece ações para garantir direitos iguais no que diz respeito à regulação da fecundidade. Mulheres com 18 anos ou mais e exames preventivos em dia podem procurar sua unidade de saúde de referência e solicitar o tratamento, reforçando assim o compromisso do município do Careiro com a saúde e o bem-estar de suas cidadãs.

O programa de inserção gratuita de DIU no Careiro é um exemplo inspirador do compromisso contínuo do município com a saúde e o bem-estar de suas comunidades, abrangendo a sede e a zona rural. Este esforço reforça o compromisso do Careiro com a promoção da saúde pública e a garantia de direitos fundamentais para todas as mulheres. Estamos comprometidos em avançar diariamente para garantir o acesso universal a serviços de saúde reprodutiva, contribuindo assim para um futuro mais saudável e equitativo para todos.

Fonte: Gerência de Comunicação da Prefeitura Municipal do Careiro