Início » Poder do Marketing de Influência é mostrado pelo BBB
Entretenimento

Poder do Marketing de Influência é mostrado pelo BBB

Brasil ultrapassou a China com mais de 40% da população impactada pelo Marketing de Influência

O Big Brother Brasil (BBB) é um reality show exibido pela emissora Globo em TV aberta nacional desde 2002. O programa possui pay-per-view para assinantes onde são disponibilizadas cenas ao vivo em tempo integral. A edição de 2024 teve 21 pontos de média de audiência no PNT (nacional) nos sete dias iniciais, segundo o jornal O Globo.

Em 2020, o diretor do programa, Boninho, decidiu apostar no Marketing de Influência convidando pessoas famosas para fazer parte do programa e dividindo-o entre “Camarotes” e “Pipocas”, referindo-se às pessoas conhecidas pelo público e que entram através de convite, e as pessoas que não são conhecidas e são selecionadas através de inscrição.

Além de aumentar a curiosidade do público para assistir pessoas já conhecidas através da TV ou da Internet, o programa de 2020 teve um aumento significativo de audiência devido à pandemia de coronavírus.

O marketing de Influência no Brasil

O marketing de influência é uma estratégia que tem ganhado destaque no Brasil nos últimos anos. Segundo a pesquisa da Global Consumer Survey, desde 2021 o país ultrapassou a marca da China, com mais de 40% da população impactada e tornou-se o maior mercado do mundo na área.

O marketing de influência no Brasil transcende a simples promoção de produtos, tornando-se uma ferramenta para construir relacionamentos genuínos e duradouros com o público. A capacidade dos influenciadores de inspirar confiança, autenticidade e empatia está redefinindo a maneira como as marcas se comunicam e se conectam no mundo digital.

Cases de sucesso durante o Big Brother Brasil

Atriz, cantora e compositora brasileira, Manu Gavassi começou a carreira como modelo e passou a fazer sucesso com covers musicais no YouTube. Em 2010, ela lançou seu primeiro single, “Garoto Errado”. Participou do Big Brother Brasil 2020 e entrou no reality com conteúdos preparados para inundar suas redes sociais com todas as fases do programa, mesmo de início dizendo estar em “um retiro espiritual”. Com o passar do tempo, além de compor memes do lado de fora do programa, Manu ganhou destaque no jogo mostrando posicionamentos claros e apertando o botão de desistência do quarto branco. Gavassi ficou em terceiro lugar, além de ser a pessoa que mais conquistou seguidores da edição que esteve presente.

Em 2021, Juliette Freire, advogada, também participou do programa. Antes do reality show, ela morava em João Pessoa e trabalhava como maquiadora. Durante sua trajetória no BBB, a cantora conquistou muitos fãs com um storytelling extremamente bem feito e se tornou a ex-BBB mais seguida da história. Após conquistar o título de campeã do da 21ª edição, Juliette se dedicou à carreira de influenciadora e cantora, lançando parcerias musicais com Alok e Elba Ramalho.

A volta para o mundo real

Depois de fazerem sucesso dentro da casa mais vigiada do Brasil em tempos distintos, Manu e Juliette tiveram muitos trabalhos e parcerias fora do programa. Além de todos os compromissos já marcados pela emissora Globo para os finalistas, muitas marcas estavam de olho nas duas para que fizessem a publicidade de seus produtos.

Juliette, por exemplo, se tornou embaixadora da GloboPlay e da Avon. Já Manu Gavassi, optou por continuar com um perfil mais low profile. “Há diferentes maneiras de se expor na internet e fui encontrando a minha. Depois do BBB, passei a me expor menos do que eu me expunha antes. Caso eu desse luz a isso, a minha vida pessoal seria maior que tudo. Não quero e nem quis que isso ficasse maior que a minha carreira.” disse no debate “Minha vida online versus Minha vida off-line”, na Vidcon.

Mergulhando nas métricas das ex-BBBs

Em uma rápida comparação entre o Instagram das duas ex-BBBs, é possível observar a diferença discrepante entre os seguidores de cada uma – Manu com 15 milhões e Juliette com o dobro, 30 milhões, segundo plataformas de redes sociais – além da diferença dos números de curtidas e comentários nas postagens de ambas. Em todos esses quesitos, Juliette tem os maiores números.

A Taxa de Engajamento de Juliette é 1.617%, quase 5 vezes maior que a de Manu Gavassi, quando comparados os últimos dois anos. Nesse período, parcerias e publicidades com marcas como GWM, Pantene, Spotify, Colcci, Morana, AnaCapri e muitas outras foram fechadas com Juliette.

Em contrapartida, Manu Gavassi também tem publicidades com grandes marcas como Mercado Livre, Fila e Tanqueray, fato que exibe a diversidade no mundo do Marketing de Influência e a existência de espaço para vários perfis de influenciadores no mercado. O que faz sentido para uma marca, às vezes não contempla outra e por isso é importante que sejam avaliadas outras métricas além de alcance, seguidores e taxa de engajamento.

Para fazer comparações entre perfis e avaliar métricas, plataformas de gerenciamento de redes sociais podem auxiliar nessa jornada. Mónica Medina, especialista em Marketing e Country Manager da LiveDune – plataforma de gestão e análise de redes sociais-, fala sobre a importância da escolha de influenciadores específicos. “Estar por dentro das métricas dos influenciadores é relevante para ter o que mais se encaixa à sua marca. E se o influenciador escolhido compartilha os valores da marca, temos uma oportunidade para mostrar resultados e fazer com que seu público interaja cada vez mais “, diz a especialista.

A importância das métricas para o Marketing de Influência

Mónica Medina afirma que as métricas são essenciais em todo o planejamento e execução do plano de marketing das marcas. “A relevância das métricas é importante para estratégias focadas em resultados. Isso pode ser alcançado com plataformas de análise e gestão de redes sociais, onde cada métrica é avaliada de forma minuciosa e você pode compará-las por relatórios em períodos personalizados” conta a Country Manager da LiveDune.

As métricas das redes sociais são importantes para compreender o engajamento do público com a sua presença digital. Elas ajudam a entender se as suas estratégias de marketing são efetivas. As métricas essenciais incluem o alcance, o tráfego de rede social, a taxa de conversão e a taxa de engajamento. E é por isso que são indicadas para marcas e influenciadores em seu dia a dia.

https://livedune.com/br