Início » Volvo Penta avança em inteligência e descarbonização no mar com a plataforma profissional IPS
Notícias Corporativas

Volvo Penta avança em inteligência e descarbonização no mar com a plataforma profissional IPS

Oferece flexibilidade inigualável para combustíveis renováveis, energia híbrida e elétrica em embarcações comerciais e de lazer Combina propulsão de dupla potência e recursos inteligentes que vão desde o modo Eco até a ancoragem assistida e o posicionamento dinâmico – todos integrados por meio de um sistema inteligente de controle eletrônico de embarcações para uma experiência premium na água Proporciona até 30% de economia em eficiência de combustível e emissões, possibilitada pela tecnologia

A Volvo Penta apresenta sua nova Plataforma Profissional IPS, a plataforma de tecnologia e propulsão mais avançada do setor para superiates e embarcações marítimas comerciais. A Plataforma Profissional IPS da Volvo Penta baseia-se no comprovado Inboard Performance System (IPS) e na tecnologia de Electronic Vessel Control (EVC) da empresa, com aprimoramentos exclusivos para embarcações maiores. A empresa apresentará a nova plataforma tecnológica em um pacote dedicado no The Wynn na Consumer Electronics Show (CES) de 2024.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240110824316/pt/

Eco Mode feature (Photo: Business Wire)

Eco Mode feature (Photo: Business Wire)

A Plataforma Profissional IPS é a próxima evolução da experiência totalmente integrada da Volvo Penta, desde o leme até a hélice, projetada para oferecer conforto, desempenho e sustentabilidade incomparáveis para embarcações profissionais e superiates. A plataforma flexível permite que uma embarcação tenha até oito fontes de energia e inclui software, serviços e suporte perfeitamente integrados usando a tecnologia EVC proprietária da empresa. Os destaques da nova plataforma incluem:

  • Sistema inteligente de acionamento de energia dupla – Instalado como duplo, triplo ou quádruplo, o sistema permite que cada embarcação tenha de quatro a oito fontes de energia. A solução está preparada para uma combinação de fontes de energia, de motores de combustão que utilizam combustíveis renováveis a soluções totalmente elétricas ou híbridas, possibilitando eficiência sem precedentes e oferecendo a opção de combinar motores de combustão interna tradicionais (ICE) com fontes de energia elétrica – uma abordagem única para eficiência nessa classe de embarcação.
  • Recursos tecnológicos inteligentes da plataforma incluem Volvo Penta Assisted Docking, Dynamic Positioning e um display de leme Glass Cockpit de nível profissional em alguns modelos para facilitar a operação manual e oferecer recursos semiautomatizados para cada nível de operador. Além da ponte, este sistema também oferece diagnósticos remotos e melhora a manutenção.
  • Embarcaçõesàprova de futuro – A arquitetura da plataforma pode futuramente aprimorar embarcaçõespor meio de sua versátil configuração de energia dupla. As embarcações podem ser projetadas para o nível máximo de eficiência com a tecnologia ICE atual. Capitães ou engenheiros técnicos podem, então, fazer upgrade com opções híbridas e elétricas no futuro próximo, sem a necessidade de redesenhar ou descartar uma embarcação.
  • Fontes de energia inteligentes – Todos os motores ICE da Volvo Penta podem funcionar com diesel renovável ou biodiesel hoje, possibilitando o início imediato do caminho para a sustentabilidade, mesmo antes que as fontes de energia totalmente elétricas estejam prontas para implantação.
  • Tornando-se ecologicamente inteligente – Um novo recurso de Modo Eco inteligente que inicia/desliga automaticamente motores individuais com base na potência necessária para uma determinada situação, otimizando o consumo de combustível e as horas de funcionamento do motor. Além de aumentar o benefício do IPS da Volvo Penta em velocidades mais baixas e reduzir o consumo de combustível na maior parte do ciclo de acionamento, o Modo Eco é visível por meio de uma interface no leme. Isso facilita o monitoramento pelo capitão ou pelo operador.
  • Novos níveis de eficiência – Juntos, o sistema de transmissão IPS da Volvo Penta e o Modo Eco garantem novos níveis de eficiência nunca vistos no setor – eles se complementam.
  • Compromisso com a sustentabilidade – A Volvo Penta tem se comprometido com a sustentabilidade e a descarbonização. Com o sistema completo, os usuários terão até 30% de economia total de combustível e emissões.

Uma nova abordagem para a energia

Disponível comercialmente em 2025, a Plataforma Profissional IPS da Volvo Penta foi desenvolvida tendo em mente a facilidade de operação, a versatilidade e a eficiência. A primeira de seu tipo, a plataforma inclui um novo conceito inovador de projeto de propulsão marítima, construído baseada no sistema IPS da Volvo Penta, líder do setor, e desenvolvido para uso com duas entradas de energia. Esse novo design abre um conjunto de possibilidades para gerenciar a energia na água da maneira mais eficiente, permitindo que diferentes combinações de fontes de energia sejam conectadas a um acionamento com eficiência energética. Dependendo dos parâmetros da missão, as combinações de energia podem incluir:

  • Fontes de energia ICE tradicionais, incluindo combustíveis renováveis, como HVO ou diesel renovável

  • Um híbrido de ICE e fontes de energia elétrica

  • Fontes de energia totalmente elétricas

Além disso, o design de entrada de energia dupla da Volvo Penta é suportado por um recurso Modo Eco inteligente que gerenciará e otimizará automaticamente o uso de energia com base nas necessidades em tempo real durante a operação. O Modo Eco otimiza o consumo de combustível e as horas de operação do motor. Aproximadamente 50% do tempo, metade das fontes de energia ficarão em espera. Isso proporciona o potencial de operar uma embarcação com níveis de eficiência sem precedentes, levando a intervalos prolongados de serviço e manutenção.

Projetado para você

A Plataforma Profissional IPS da Volvo Penta foi projetada para proporcionar uma experiência perfeita e intuitiva, tornando as operações mais fáceis, seguras e agradáveis até mesmo para o profissional mais experiente. Recursos inteligentes, como o Volvo Penta Assisted Docking, o Dynamic Positioning e a tela do leme Glass Cockpit de nível profissional da Volvo Penta, facilitam a operação manual. O novo design revolucionário do sistema e as entradas duplas de energia abrem uma gama de possibilidades para gerenciar a energia na água da maneira mais eficiente possível, aumentando a confiança de todos os níveis de operadores. Além da ponte, a conectividade avançada permite a manutenção preditiva, o diagnóstico remoto e o monitoramento remoto, tudo isso contribuindo para o suporte de nível premium e o aumento do tempo de atividade.

“Há muito tempo, nosso objetivo é a busca incessante pela inovação. Estamos absolutamente concentrados em fornecer soluções sustentáveis que criem uma experiência excepcional para nossos clientes. Com base no sucesso do lendário sistema IPS da Volvo Penta, essa nova Plataforma Profissional também fornecerá novas opções de eficiência energética e ajudará nos esforços para alcançar a descarbonização no mar nos setores marítimos”, disse Johan Inden, presidente da Volvo Penta Marine. “Vemos isso como um passo importante para a descarbonização em superiates e embarcações comerciais entre 25 e 55 metros.”

Uma história de inovação e confiança

A completa Plataforma Profissional IPS da Volvo Penta é projetada, desenvolvida, verificada e atendida por uma única empresa, garantindo uma experiência otimizada ao longo de todo o ciclo de vida da embarcação. O EVC da Volvo Penta está disponível em toda a linha de embarcações equipadas com Volvo Penta, oferecendo uma experiência fluida na água em diversas aplicações marítimas. Apoiada por sua rede mundial autorizada de serviços, a Volvo Penta oferecerá disponibilidade global de peças e suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, proporcionando tranquilidade na água e em terra.

Para saber mais, baixe o kit de mídia completo.

A Volvo Penta, com cerca de 3.500 distribuidores em mais de 130 países, é líder mundial e fabricante global de motores e sistemas de energia completos para barcos, embarcações e aplicações industriais. O programa de motores inclui motores a diesel e a gasolina com potências entre 10 e 1.000 hp. A Volvo Penta faz parte do Grupo Volvo, um dos principais fabricantes mundiais de caminhões pesados, ônibus e equipamentos de construção.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Jennifer Humphrey

Marca, Comunicação e Marketing

AB Volvo Penta

Tel.: int. +46 (0) 31 323 30 55

E-mail: jennifer.humphrey@volvo.com

Fonte: BUSINESS WIRE