Início » Advogada é nomeada chefe de delegação para comitê da ISO
Notícias Corporativas

Advogada é nomeada chefe de delegação para comitê da ISO

Marcela Bocayuva irá participar, representando a ABNT, de reuniões plenárias do comitê da organização que discute normas para o combate à violência contra a mulher

A advogada Marcela Carvalho Bocayuva foi designada, em 27 de novembro do ano passado, para chefe de uma delegação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para as reuniões plenárias do comitê da ISO (International Organization for Standardization) de Governança de Organizações. Bocayuva é sócia e fundadora do escritório Bocayuva Advogados Associados, coordenadora da Escola Nacional da Magistratura e mestre em Direito Público.

O comitê de cujas reuniões Bocayuva participará como chefe da delegação brasileira tem como objetivo desenvolver a norma internacional “Guidelines for Organizations in Combating Violence Against Women” (Orientações para Organizações no Combate à Violência contra as Mulheres, em tradução livre. Especialistas de vários países estarão envolvidos nas reuniões, que devem culminar com a submissão de proposta de aprovação da norma à organização internacional.

No Brasil, a ABNT é responsável por garantir que os padrões e normas internacionais estabelecidos pela ISO sejam incorporadas à legislação brasileira. As normas criadas e estabelecidas pela ISO têm como objetivo regular a segurança, confiabilidade e qualidade de produtos e sistemas diversos.

A função de chefe de delegação, para a qual Bocayuva foi escolhida, inclui coordenar os trabalhos da delegação brasileira e representá-la nas discussões internacionais. A advogada atuará como um ponto de contato entre a ABNT e a ISO, facilitando a comunicação entre as equipes do Brasil e de outros países.

“Este é um papel de imensa responsabilidade e tentarei retribuir com todo meu esforço e trabalho pela confiança que me foi depositada pela ABNT por intermédio de seu presidente, Mário William, para guiar essa missão em nome do Brasil”, afirma Bocayuva. “A oportunidade de estar à frente de esforços internacionais para estabelecer e promover padrões que visam erradicar a violência em suas diversas formas é um desafio que abraço com total comprometimento”.

A posição de chefe de delegação permite influenciar a formulação de políticas públicas e normas de proteção às mulheres que afetam indústrias, governos e consumidores em todo o mundo. Bocayuva já atua no enfrentamento à violência contra a mulher através de seu trabalho com o Instituto Nós Por Elas, que promove campanhas, ações e atos públicos em prol da liberdade da mulher. 

“Unir nossas experiências e conhecimentos para criar estratégias eficazes e inovadoras que possam fazer a diferença na luta contra a violência é uma missão gratificante, além de um lembrete da necessidade urgente de ação global coordenada para o combate à violência, que ainda nos é um tema tão caro”, finaliza a advogada.