Início » A saúde é o foco do site da revista Super Saudável
Notícias Corporativas

A saúde é o foco do site da revista Super Saudável

Entrevistas sobre estudos desenvolvidos por pesquisadores brasileiros estão entre os destaques do portal, que celebra três meses em janeiro

Lançado em outubro de 2023, o site da revista Super Saudável traz informações em linguagem acessível e sobre assuntos diferenciados que estimulam a busca pela saúde e qualidade de vida. Entre os destaques estão entrevistas com pesquisadores de diferentes instituições de ensino e pesquisa no País, sobre os mais diversos temas. O objetivo é ampliar a visibilidade desses estudos e auxiliar para que a ciência esteja cada vez mais próxima dos brasileiros comuns. O site é uma nova ferramenta de comunicação da revista Super Saudável, publicação impressa da Yakult do Brasil dirigida a pesquisadores e profissionais da saúde que completará 23 anos de circulação em março.

Uma das entrevistas aborda o Projeto Germina, desenvolvido por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores de 15 grupos de diferentes áreas da Universidade de São Paulo. Esses pesquisadores vão acompanhar o desenvolvimento de 540 bebês durante os 1.000 primeiros dias de vida, a partir dos três meses de idade. O objetivo é investigar o eixo cérebro-intestino em relação ao desenvolvimento do sistema nervoso, à nutrição da mãe e da criança e ao microbioma para entender como a interação de fatores genéticos e ambientais interferem para o desenvolvimento cerebral, cognitivo e emocional saudável.

“A microbiota é formada até os três primeiros anos de vida da criança e queremos entender se essa modulação poderia interferir com enfermidades ainda na infância e ao longo da vida”, afirma na entrevista a professora doutora Carla Taddei, do Laboratório de Microbiologia Molecular do Hospital Universitário da USP – que é uma das coordenadoras do projeto. A pesquisadora, que tem como principal linha de pesquisa a microbiota humana e sua interação com a saúde e a doença, também aborda a importância da amamentação e detalha como se dá a formação da microbiota intestinal a partir do nascimento.

No podcast com o tema ‘Me conta um sonho’, a neurocientista Natália Bezerra Mota detalha o projeto de seu grupo de pesquisa que estuda estratégias em processamento de linguagem natural (chamados de algoritmos computacionais) que extraem informação de relatos de pacientes com esquizofrenia e indivíduos sem adoecimento ou sofrimento mental. Um desses relatos é sobre os sonhos. A pesquisadora, que atualmente desenvolve seus estudos na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), também representa o Brasil em um grupo de pesquisa internacional que estuda a esquizofrenia com objetivo de explorar a viabilidade desse tipo de relato para fins diagnósticos.

Nos demais podcasts, já estão disponíveis entrevistas sobre Alergias na infância, Consciência da vida após a morte, Estudo da Universidade Federal de Minas Gerais que simula atmosfera de 2100 para entender o impacto do clima na produção de alimentos, Doação de órgãos, projeto que visa criar o Instituto de Microbiota Brasileiro e sobre a importância da vacinação contra a poliomielite.

O presidente da Yakult do Brasil, Atsushi Nemoto, afirma que esse investimento da empresa em um site específico de saúde faz parte do contexto de comunicação modernizada da filial brasileira. Além disso, reforça a filosofia da multinacional, que completa 89 anos em 2024, de contribuir para uma vida saudável e alegre das pessoas do mundo inteiro, com base em pesquisas contínuas da Ciência da Vida. “Nosso objetivo é ampliar a informação sobre saúde e qualidade de vida, e dar ainda mais visibilidade aos estudos científicos desenvolvidos por cientistas no Brasil e no exterior, ampliando o acesso a essas informações para todos os interessados”, afirma.

Para ler os artigos, ouvir os podcasts e assistir às entrevistas basta acessar o site pelo https://revistasupersaudavel.com.br/. Os interessados também poderão preencher o cadastro para receber a Newsletter com alguns dos destaques mensais.

Doença de Chagas

A edição 101 da revista Super Saudável, que já começou a circular, também está disponível no site e tem como tema central a doença de Chagas. Embora tenha sido descoberta no Brasil em 1909 pelo médico sanitarista brasileiro Carlos Chagas, a enfermidade ainda é considerada uma doença negligenciada. Dentre as complicações que acometem indivíduos infectados pelo parasito Trypanosoma cruzi – cujo vetor é um inseto conhecido como barbeiro – estão problemas no coração, como a miocardiopatia dilatada com evolução para insuficiência cardíaca. Além disso, parte dos infectados desenvolve megaesôfago e megacólon chagásicos, duas condições que comprometem a saúde e a qualidade de vida.

Na mesma edição, a cardiologista Carla Janice Baister Lantieri, médica assistente da Disciplina de Cardiologia do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), conta como está a saúde do coração das brasileiras. Em 2022, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) publicou o Posicionamento sobre Saúde Cardiovascular nas Mulheres no Brasil e o documento confirmou um aumento dos casos de doenças cardiovasculares na população feminina, o que acendeu um alerta para a prevenção de forma integrada. A cardiologista – que contribuiu para a construção do documento – detalha na entrevista o que está acontecendo com o coração da população feminina.

A edição 101, assim como as demais edições da revista Super Saudável, estão disponíveis no site https://revistasupersaudavel.com.br/ e no site www.yakult.com.br para leitura e download.

Mais informações

Fundada em 1955 pelo médico e pesquisador Minoru Shirota, a Yakult Honsha, sediada em Tóquio, no Japão, pesquisa os microrganismos probióticos promotores da saúde. Presente em 40 países e regiões, a marca faz parte dos hábitos alimentares diários de mais de 40 milhões de consumidores no mundo. A filial brasileira completa 56 anos em 2024. Para outras informações, basta acessar o site www.yakult.com.br ou as redes sociais da empresa: Facebook/yakultbrasiloficialInstagram@yakultbrasil e TikTok/yakultbrasil.