Início » Gerentes de TI terão alta demanda em 2024
Notícias Corporativas

Gerentes de TI terão alta demanda em 2024

Consultores ERP e analistas de segurança também fazem parte da lista de profissionais de tecnologia que serão mais demandados em 2024; especialista do setor comenta demais tendências do mercado

De acordo com dados do Guia Salarial 2024, feito pela Robert Half, os profissionais permanentes mais demandados na área de tecnologia no ano que vem serão os consultores ERP, os engenheiros de dados, analistas de segurança da informação, desenvolvedores RPA e gerentes de TI. O material reúne perspectivas e tendências em diversas áreas de contratação, desde finanças até marketing e vendas, não se limitando às listas de salários.

O estudo também lista os profissionais não permanentes (demanda por projeto) que serão mais demandados na tecnologia. São estes: analistas de segurança da informação, desenvolvedores back-end e front-end, analista de suporte, analista de infraestrutura e analista de BI/dados. Segundo a pesquisa, 58% dos profissionais contratados por projeto serão parte de uma expansão do mercado.

No caso dos profissionais permanentes, a expansão representa 52%, enquanto 42% serão manutenção de pessoal. As indústrias  que lideram em contratações na tecnologia são, segundo a pesquisa, bancos, seguradores e fintechs; agronegócio; saúde e educação.

Cristina Boner, empresária e profissional da área de tecnologia, acrescenta que “as profissões na área de tecnologia estão se tornando cada vez mais valorizadas devido à crescente dependência da sociedade e da economia em tecnologias digitais. Essa valorização não é apenas uma tendência passageira, mas sim algo que deve se intensificar no futuro”. Para a especialista, isso também significa uma crescente necessidade de atualização e qualificação dos profissionais na área de tecnologia.

Segundo o Guia Salarial, as habilidades técnicas em tecnologia mais demandadas em 2024 serão ERP, cloud, Python, salesforce e banco de dados. As certificações mais exigidas pelo mercado serão em infraestrutura, redes, cloud, segurança da informação e salesforce.

“Para 2024, antecipamos também que a inteligência artificial (IA) continuará a ser um campo de rápido crescimento, com aplicações cada vez mais sofisticadas em diversas indústrias. Espera-se também um aumento significativo no uso da Internet das Coisas (IoT), à medida que mais dispositivos se conectam e compartilham dados”, informa Boner. 

A combinação dessas tendências pode indicar, segundo Boner, o aumento da necessidade de abordagens éticas e responsáveis em relação à tecnologia, tratando de questões como privacidade de dados, uso ético da IA e inclusão digital. De acordo com a pesquisa da Robert Half, as habilidades comportamentais mais demandadas dos profissionais de tecnologia serão a capacidade de ensinar, a flexibilidade, a resiliência, o trabalho em equipe e a liderança.

“Assim, a formação e o desenvolvimento de profissionais de tecnologia não devem focar apenas em habilidades técnicas, mas também em compreensão ética e social. Além disso, as empresas precisarão se adaptar a um ambiente em constante mudança, o que inclui não só a adoção de novas tecnologias, mas também a transformação de sua cultura e estratégias de negócios para se manterem relevantes e competitivas”, finaliza Boner.

Para mais informações, basta acessar: Cristina Boner | LinkedIn