Início » Especialistas dão dicas para reforma prática neste final de ano
Notícias Corporativas

Especialistas dão dicas para reforma prática neste final de ano

Arquitetos falam sobre como renovar a casa com praticidade e pequenas mudanças fáceis de fazer

Com a chegada do final de ano, a transformação dos ambientes pode ir além das decorações temáticas que remetem às festividades e trazer pequenas reformas para renovação pensada para o próximo ano. Uma mudança de cor, de design ou mesmo a ampliação de funcionalidades dos espaços da casa podem ser rápidas, a partir de escolhas simples e práticas.

Para isso, a indústria de acabamentos oferece inúmeras possibilidades de mudanças com produtos de instalação ou troca simplificada. Assim, louças, metais e revestimentos se apresentam como soluções eficientes para atualizar e melhorar os espaços sem a necessidade de grandes alterações estruturais.

“Uma cuba de apoio, por exemplo, pode ser trocada por uma versão mais atual, tanto em dimensões, como em cor, utilizando a mesma base de saída de água, por exemplo. Isso também vale para metais, uma vez que a substituição por um mesmo perfil de instalação é simples”, destaca o Gerente de Marketing de Produto de Deca e Hydra, Diniz de Melo Simões. “Além disso, a Hydra conta com torneiras com bica flexível que colaboram para o dia a dia na cozinha e ainda trazem um toque de cor ao espaço”, finaliza.

Fáceis de aplicar, os revestimentos cerâmicos são ótimas opções para uma reforma prática, pois apresentam diversas vantagens técnicas.  “As peças são muito resistentes a impactos, riscos, rupturas e desgaste. Um revestimento cerâmico dura muitos anos sem a necessidade de manutenção, quando especificado de maneira correta”, explica Francine Nuernberg, arquiteta especialista em revestimentos cerâmicos das marcas Portinari e Ceusa.

Outra solução de simples aplicação é o piso laminado, que pode ser instalado sobre o piso já existente. “Essa opção facilita e agiliza a reforma, uma vez que não é necessário remover o revestimento atual. Além disso, não precisa de cola, porque as réguas são fixadas uma na outra por meio de um sistema de encaixe”, destaca Everton Padial, Coordenador da Assistência Técnica de Durafloor. “A única observação é que o piso atual ou contrapiso não pode apresentar saliências, ou seja, caso haja irregularidades, necessitam ser sanadas antes da instalação”, sinaliza.

Para um toque rápido de personalidade em espaços de convivência, painéis de madeira podem ser uma boa alternativa. “Sua versatilidade de aplicação traz inúmeras possibilidades criativas para casa, transformando de maneira simples qualquer ambiente, seja em cores ou acabamentos que reproduzem materiais, como a madeira natural”, afirma Patrícia Cisternas, Gerente de Marketing Duratex.

Entre as vantagens técnicas estão a facilidade da instalação e sua composição em MaDeFibra (MDF) Ultra Premium, ainda mais resistente, com melhor fixação e encaixes mais firmes. “São essas características diferenciadas que garantem que o produto final tenha um acabamento superior e com maior durabilidade”, finaliza.