Início » Ética em pesquisa é tema de fórum em faculdade de medicina
Notícias Corporativas

Ética em pesquisa é tema de fórum em faculdade de medicina

O 22º Fórum de Projetos de Pesquisa e Iniciação Científica, realizado por acadêmicos da faculdade de medicina FACERES busca fortalecer a integração entre ensino, pesquisa e extensão

O Departamento de Pesquisa e o Comitê de Ética em Pesquisa da FACERES organizam nos dias 27, 29 e 30 de novembro, o 22º Fórum de Projetos de Pesquisa e Iniciação Científica, um evento institucional com o objetivo de reforçar a importância da ética na pesquisa para os acadêmicos de medicina. O Fórum busca fortalecer a integração entre ensino, pesquisa e extensão. Durante o evento, os alunos do curso de medicina apresentarão os resultados de estudos conduzidos nas disciplinas de Habilidades de Pesquisa Científica I, II e III, sendo avaliados por professores convidados especificamente para essa finalidade.

O Fórum contemplará apresentações de estudos de revisão integrativa; projetos de pesquisa a partir da identificação de problemas de pesquisa no Centro de Medicina da Família Rubens Santana Thevenard; artigos científicos no formato Journal Club e divulgação científica por meio de videocasts produzidos a partir da análise de artigos científicos.

Segundo a professora Dra. Talita Valentino, coordenadora de pesquisa, além das apresentações, o evento contará com palestra de especialistas compartilhando conhecimentos, insights e experiências valiosas na condução de pesquisa científica durante a formação acadêmica e na prática médica. “O Fórum representa uma oportunidade para os estudantes de medicina vivenciarem e expandirem seus conhecimentos no campo da pesquisa científica, acompanharem investigações em uma variedade de temas na área médica e interagirem, trocando ideias e experiências com colegas, professores e palestrantes”, explica professora Talita.

Para a professora este é um momento de celebração do conhecimento construído, das descobertas realizadas e das contribuições feitas no campo da ciência médica por meio do trabalho dos alunos, orientadores, avaliadores e da comunidade. 

Conforme ressaltado pela Professora Dra. Tamara Veiga Faria, pesquisadora, membro do Comitê de Internacionalização e coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da FACERES (CEP-FACERES), a edição deste evento marca um avanço significativo na consolidação da pesquisa na FACERES, ao contar com a participação de uma pesquisadora internacional que representa nossa parceria com o ERAMUS+ e RACS. “Esta iniciativa contribui para o fortalecimento do nosso programa de internacionalização. O propósito dessa participação é inaugurar uma nova fase para a pesquisa e ensino na FACERES, proporcionando aos nossos estudantes a oportunidade ímpar de interagir com palestrantes e pesquisadores de renome mundial, o que chamamos de internacionalização ‘em casa’. Trata-se de uma forma de proporcionar esta oportunidade educativa aos nossos acadêmicos, sem a necessidade da mobilidade internacional”, finaliza Tamara.

Programação de abertura e palestras:

Dia 27/11/2023

14h – 14h05

Abertura: Prof. Dr. Toufic Anbar Neto (Diretor geral- Faculdade Ceres – FACERES) e Profa. Dra. Talita Caroline de Oliveira Valentino (Coordenadora de pesquisa -Faculdade Ceres – FACERES) – coordenadora de pesquisa – FACERES.

14h10 – Palestra: “Pesquisa na graduação de medicina”.

Palestrante: Prof. Dr. João Paulo Lima

Médico oncologista e pesquisador do A.C Camargo Câncer Center

Doutor em clínica médica pela Faculdade de Ciências Médicas UNICAMP.

Fellow da Drug Development Unit The Institute of Cancer Research UK e da Gynecology Renal and Melanoma Unit – The Royal Marsden Foundation.

Dia 29/11/2023

13h30 – 13h35 Abertura: Prof. Msc. Jorge Augusto Feldens (Consultor de relações internacionais e coordenador do Comitê de Internacionalização da FACERES)

13h35 – 13h50 Palestra: Programa de Internacionalização da FACERES: Oportunidades, experiências e enriquecimento curricular.

Palestrante: Prof. Msc. Jorge Augusto Feldens (Consultor de relações internacionais FACERES) Moderadora: Profa. Dra. Tamara Veiga Faria (Faculdade Ceres -FACERES) Moderadora: Profa.Dra. Talita Caroline de Oliveira Valentino (Faculdade Ceres -FACERES)

Dia 30/11/2023

13h – 13:05h Abertura: Prof. Msc. Jorge Augusto Feldens (Consultor de relações internacionais e coordenador do Comitê de Internacionalização da FACERES)

13h – 13h30 Palestra: A importância da pesquisa científica para acadêmicos de medicina. Palestrante: Profa. Dra. Ana Raquel Freitas Simões Almeida (Profa. Adjunta convidada na Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto. Investigadora no CIR: Laboratório de Reabilitação Psicossocial – ESS-PP/FPCEUP – Portugal, PT)

Moderadora: Profa.Dra. Tamara Veiga Faria (Faculdade Ceres -FACERES)

Moderadora: Profa.Dra. Talita Caroline de Oliveira Valentino (Faculdade Ceres -FACERES)

Programação estudos científicos:

Dia 27/11 (segunda-feira) – T 23 – Apresentação oral “Journal Club”: 8 artigos científicos e 11 videocasts.

Dia 29/11 (quarta-feira) – T 21- Apresentação de pôster de projeto de pesquisa: 16 projetos

Dia 30/11 (quinta-feira) – T 22- Apresentação de pôster de revisão integrativa: 19 estudos científicos

Os videocasts serão apresentados parcialmente conforme a programação.