Início » Festival Internacional do Tambaqui acontece em SP
Notícias Corporativas

Festival Internacional do Tambaqui acontece em SP

Mostra gastronômica com o pescado amazônico fez parte do Festival Internacional do Tambaqui da Amazônia

O peixe Tambaqui, produzido em Rondônia foi a base de uma mostra gastronômica nesta segunda-feira, 23, na Casa dos Bares e Restaurantes, espaço da Abrasel em São Paulo-SP. O evento, que faz parte do Festival Internacional do Tambaqui, realizado anualmente por entidades de Rondônia, buscou apresentar o potencial do pescado amazônico para a culinária nacional.

O evento foi organizado de forma conjunta pelo Sebrae Rondônia, Governo do Estado e Associação dos Criadores de Peixes do Estado de Rondônia (Acripar) e buscou reunir donos de bares e restaurantes, influenciadores, empresários do segmento de pescados e chefs de cozinha para uma degustação especial de pratos feitos com o Tambaqui, visando a abertura de novos mercados para o pescado rondoniense.

O cardápio foi capitaneado por chefs do restaurante paulista Da Selva, especializado em comida amazônica e pelo chef Sassaki Régis, especialista em comida japonesa. “O Tambaqui tem um sabor único, difícil resistir ou comer um só”, disse Larissa Morales, assadora e influencer de culinária em São Paulo.

O governador do Estado de Rondônia, Coronel Marcos Rocha, o diretor-superintendente do Sebrae Rondônia, Clébio Billiany, o presidente da Acripar, piscicultor Edson Sapiras e o presidente da Comissão Nacional de Aquicultura da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Francisco Hidalgo Farina estiveram presentes ao evento e falaram das potencialidades do pescado rondoniense para os convidados.

Rondônia é o terceiro maior produtor de peixes de cultivo do Brasil e o maior produtor de peixes nativos, sendo o Tambaqui a espécie mais produzida com cerca de 57 mil toneladas produzidas em 2022 (fonte Anuário Peixe BR 2023). O Tambaqui de Rondônia é produzido em tanques de cultivo, com manejo adequado, alimentação à base de ração, controles de qualidade de água, cumprindo todas os processos de sustentabilidade ambiental.

Há pelo menos 20 anos o Sebrae Rondônia mantém regularmente investimentos na piscicultura de Rondônia, ora capacitando produtores de Tambaqui com consultorias, ora investindo na busca de novos mercados para a produção local. Através de Projetos Setoriais, anualmente, ações estratégicas para melhoria da produção e da geração de trabalho e renda para os produtores são realizadas pela entidade.