Início » Filmes ao ar livre e homenagens marcam a 6ª edição da Mostra de Cinema de Fama
Notícias Corporativas

Filmes ao ar livre e homenagens marcam a 6ª edição da Mostra de Cinema de Fama

A Mostra de Cinema de Fama, em sua 6ª edição, une a diversidade e riqueza do cinema brasileiro e regional com exibições ao ar livre, oficinas criativas e homenagens a ícones como Bete Mendes e Othon Bastos

A cidade de Fama se prepara para sediar a 6.ª Edição da Mostra de Cinema de Fama, evento que se tornou marco no calendário cultural brasileiro. Entre os dias 1 e 3 de dezembro de 2023, a cidade se transformará em palco a céu aberto para a celebração do talento do cinema nacional. 

A sessão de abertura deste ano prestará uma homenagem especial aos atores Bete Mendes e Othon Bastos, com a exibição do filme “Esta Noite Seremos Felizes”, dirigido por Diego dos Anjos, no dia 1º de dezembro, às 18h, na Praça da Matriz de Fama. Além disso, a cineasta alfenense Marithê Azevedo também será reconhecida por sua notável contribuição ao cinema brasileiro.

A 6.ª edição da Mostra de Cinema de Fama apresentará mais de 42 curtas-metragens, documentários e animações. Os trabalhos selecionados destacam as vozes de cineastas emergentes e estabelecidos em competições como a Mostra Fama, a Mostra Mineira e a Mostra Animação, que buscam refletir a riqueza da produção fílmica brasileira e internacional.

Destaques da programação

O evento anual, reconhecido por destacar o melhor da sétima arte brasileira, mantém seu foco em enaltecer a diversidade do cinema regional. Na sessão de abertura, além de “Esta Noite Seremos Felizes”, será exibida a animação brasileira “Chef Jack — O Cozinheiro Aventureiro”. Dirigido pelo mineiro Guilherme Fiuza Zenha, o filme com dublagem de Danton Mello é uma aventura culinária que promete adicionar sabor especial à noite de abertura.

Nesta edição, as competições tradicionais também continuam sendo o ponto forte da Mostra, incluindo:

  • Mostra Fama (nacional): 16 filmes de todo o Brasil, evidenciando a cultura cinematográfica nacional.
  • Mostra Mineira (regional): 10 filmes que homenageiam o cinema produzido em Minas Gerais, celebrando a tradição fílmica do estado.
  • Mostra Animação (nacional e internacional): 16 curtas e longas-metragens de animação de todo o mundo.

Além disso, a Mostra Conecta traz filmes de estados convidados, enriquecendo ainda mais o panorama brasileiro.

Experiência cinematográfica a céu aberto

Os curtas-metragens terão exibição ao ar livre, em uma tela especialmente montada na Praça da Matriz, às margens do Lago de Furnas. Uma experiência cinematográfica singular que permite aos espectadores apreciarem as belezas naturais da região enquanto se deleitam com produções nacionais e internacionais.

Atividades interativas e educativas

A Mostra de Cinema de Fama oferece atividades enriquecedoras além das exibições, incluindo a Oficina de Realização de Filmes, ministrada pelos produtores Daniel Jaber e Luciana Damasceno. A oficina, gratuita, proporcionará aos participantes um conhecimento prático sobre o processo de criação cinematográfica, cobrindo desenvolvimento de ideias, roteirização, pré-produção, filmagem, montagem e finalização. As inscrições estão abertas de 23 a 30 de novembro, com a oficina sendo realizada nos dias 2 e 3 de dezembro, de 9h às 12h e de 13h30 às 17h30, na Casa do Artesão em Fama, MG. Para inscrever-se, os interessados devem visitar o site www.mostrafama.com.br.

Além disso, a Oficina de Poesia de Guardanapo será ministrada pela artista Lee Kauê, oferecendo um mergulho introspectivo e criativo no mundo da poesia. A oficina ocorrerá no dia 2 de dezembro, das 9h30 às 12h, no Casarão Paradiso. As inscrições para esta oficina também são gratuitas e podem ser feitas no site da Mostra. Ambas as oficinas têm vagas limitadas.

Homenagens especiais

Neste ano, a Mostra de Cinema de Fama presta homenagem especial a três ícones da cinematografia brasileira: Bete Mendes, Othon Bastos e Marithê Azevedo.

  • Bete Mendes, com uma carreira destacada na TV e no cinema, é reconhecida por suas atuações em obras como “Eles Não Usam Black-Tie” e “Aparecida — O Milagre”. 
  • Othon Bastos, que completa 90 anos em 2023, é celebrado por suas atuações  em filmes marcantes como “Deus e o Diabo na Terra do Sol” e “Os Deuses e os Mortos”. 
  • Marithê Azevedo, cineasta de Alfenas (MG) e doutora em Artes Cênicas, tem se destacado com filmes premiados como “Entraves” e “As Cores Que Habitamos”.

SERVIÇO

6.ª Mostra de Cinema de Fama

1 a 3 de dezembro

Praça da Matriz

Fama, Minas Gerais

Entrada Gratuita