Início » Turismo: 74% dos viajantes querem viagens mais sustentáveis
Notícias Corporativas

Turismo: 74% dos viajantes querem viagens mais sustentáveis

Levantamento da plataforma Booking revelou que 74% dos turistas querem opções de viagens mais sustentáveis a fim de proteger o planeta para o futuro

Um estudo realizado anualmente pela Booking, uma das maiores plataformas de viagens do mundo, revelou números importantes sobre as práticas de turismo sustentável para os próximos anos. O Relatório de Viagens Sustentáveis da empresa busca analisar o comportamento de viajantes diversos, auxiliando a tomada de decisão de destinos e empresas do setor.

Segundo a pesquisa feita, aumentou o número de viajantes conscientes da importância de fazer escolhas mais sustentáveis para preservar o planeta para as gerações futuras. O estudo, que abrangeu mais de 33 mil pessoas de 35 países e territórios, formou o mais extenso até ao momento sobre o tema no setor de viagens. 

De acordo com o levantamento, 74% dos turistas afirmam que é preciso tomar medidas imediatas e optar por alternativas mais ecológicas para preservar o planeta. Além disso, 74% também desejam que as empresas de turismo disponibilizem possibilidades de viagem mais sustentável, um crescimento em comparação aos 66% em 2022. 

Gustavo Albano, um dos fundadores do Guia Viajar Melhor, plataforma de viagens que conversa com mais de 1,5 milhão de turistas por mês, também tem criado alternativas mais sustentáveis para a indústria de viagens. “Estamos desenvolvendo diferentes ações em conjunto com destinos e marcas do segmento. A proposta é mostrar como o turismo pode ser um defensor dos biomas e das comunidades locais, valorizando nossos ecossistemas”. 

O empresário brasileiro está reunindo diferentes lideranças para trazer soluções práticas, deixando empresas e municípios mais sustentáveis no chamado Destinos Turísticos Inteligentes. O empenho vem para expandir as áreas de responsabilidade social do grupo.

Outros aspectos ressaltados pelo estudo da Booking, mostra que os turistas querem verificar se as hospedagens que selecionam possuem selos de sustentabilidade. Em resposta ao questionamento se gostariam de viajar de maneira mais ecológica este ano, 76% dos turistas mundiais responderam que sim. Além disso, quase dois terços (65%) declararam que se sentiriam melhor ao se hospedar em um determinado local caso este tivesse uma certificação verde.

A visibilidade dessas ações é essencial, pois o estudo revelou que mais da metade (51%) dos turistas mundiais acham que não existem possibilidades de viagem disponíveis nesses moldes. E apenas 43% se recordam de ter visto um produto ou serviço em um site de viagens indicado como uma alternativa de viagem mais sustentável.

Recompensa para os viajantes sustentáveis

De acordo com o estudo realizado pelo Booking, o principal motivo que leva os viajantes a não optarem por hospedagens com atributos sustentáveis é o preço. Cerca de 49% dos entrevistados consideram que as alternativas mais sustentáveis são “muito caras”. Entre as respostas mais frequentes, estão “Não quero gastar mais por opções de viagem mais sustentáveis”.

Por isso, quase a metade (49%) dos participantes disse que descontos e incentivos financeiros iriam auxiliar na escolha de opções mais sustentáveis. Dar pontos de recompensas pelas escolhas de viagens mais sustentáveis – que podem ser aproveitados depois para benefícios e descontos – foi bem aceito por 42% dos viajantes do mundo todo. Eles afirmaram que isto iria motivá-los a viajarem de forma mais sustentável.

O relatório ainda traz ideias de como ser um viajante mais ecológico em hospedagens comuns. Segundo o estudo da Booking, uma viagem mais sustentável não é obrigatoriamente equivalente a um custo maior. Muitas vezes, trata-se mais de fazer pequenos ajustes de comportamentos, como dispensar os serviços de limpeza e reusar as toalhas. Essas mudanças não implicam gastos adicionais, mas podem gerar um impacto positivo expressivo.

Pequenas atitudes que fazem a diferença

De acordo com a pesquisa do Booking, apenas 2% dos participantes disseram que não se preocupam com sustentabilidade ao viajarem. Entre as principais ações sustentáveis realizadas pelos 98% dos viajantes que responderam, estão: apagar as luzes e outros equipamentos quando saírem do alojamento (77%), desligar o ar condicionado ou aquecedor quando saírem do alojamento (67%), reutilizar a mesma toalha mais de uma vez (60%), e separar o seu lixo para reciclagem (45%).

Os viajantes também estão adotando medidas sustentáveis além da hospedagem. Durante as suas atividades turísticas, 43% das pessoas pretendem andar a pé, de bicicleta ou usar os transportes coletivos – um crescimento de 10% em relação a 2022. Além disso, 43% dos viajantes pretendem fazer as suas viagens fora da temporada alta, quando tudo está mais tranquilo. Embora possam parecer pequenas alterações isoladas, juntas podem ter um impacto positivo.