Início » Javier Milei ganha eleição para presidência da Argentina
Geral

Javier Milei ganha eleição para presidência da Argentina

Polêmico e chamado de “Bolsonaro argentino”, Javier Milei ganhou, neste domingo (19), a disputa para presidência da Argentina. Sérgio Massa admitiu a derrota antes mesmo do anúncio oficial da vitória de Milei contra o peronismo.

Afundada em problemas financeiros, a Argentina elegeu Milei, que teve que moderar um pouco o discurso no segundo turno, para atrair eleitores do centro. A maioria se mostra contra a dolarização da moeda no país, uma das principais plataformas de campanha de Milei.

Mesmo sendo considerado radical, Milei venceu a eleição defendendo mudança radical na economia, centrada na dolarização da economia argentina. Sua proposta inclui a abolição do peso e do Banco Central, além de cortes significativos nos gastos do Estado, historicamente inflado, mesmo comparado ao Brasil.

Ele emergiu no cenário político ao liderar as primárias, o pré-primeiro turno, em agosto, obtendo cerca de 30% dos votos, equivalente a 7 milhões de votos. Essa liderança se manteve estável no primeiro turno, realizado em 22 de outubro.