Início » Parapan 2023: brasileiros já estão em Santiago, conhecem Vila e retomam treinamentos
Brasil Esporte

Parapan 2023: brasileiros já estão em Santiago, conhecem Vila e retomam treinamentos

Foto: Alan Morici/CPB

Competição na capital chilena será de 17 a 26 de novembro e a delegação brasileira contará com 324 atletas em 17 modalidades

Atletas do Brasil que vão disputar os Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023 já estão na Vila Parapan-Americana desde a noite do domingo passado, 12. A competição será de 17 a 26 de novembro e o Brasil contará com 324 atletas em 17 modalidades.

As primeiras Seleções Brasileiras a entrarem na Vila foram de natação, tênis de mesa e basquete em cadeira de rodas. As três equipes desembarcaram na capital chilena no domingo e já se acomodaram no local compostas por 133 integrantes no total – sendo 38 atletas da natação, 24 do basquete em cadeira de rodas e 26 do tênis de mesa. 

CONFIRA O GUIA DE IMPRENSA DO PARAPAN DE SANTIAGO

“Experiência única. Minha primeira vez em um Parapan. Estava muito ansioso para conhecer a Vila, espero aproveitar cada segundo aqui porque é muito importante essa competição para nós, atletas”, afirmou Samuel de Oliveira, o Samuka, nadador da classe S5 (comprometimento físico-motor) que já tem medalhas de ouro nos 50m borboleta no Mundial de Manchester 2023, e ouro nos 50m costas, nos 50m borboleta e no revezamento 4x50m livre no Mundial da Ilha da Madeira 2022, entre outras conquistas.

O Brasil conta com dois prédios na Vila Parapan-Americana. Na primeira torre, são 13 andares, 92 apartamentos e 305 camas disponíveis aos atletas brasileiros. Já no segundo prédio, são oito andares, com 64 apartamentos e 224 camas.

Na Vila, a delegação brasileira ainda terá à disposição uma área de convivência externa, um espaço administrativo e outro para atendimento de saúde, além de um depósito.

“Estou bastante encantado com a estrutura da Vila, está maravilhosa. O voo foi bem tranquilo, conseguimos fazer uma boa chegada a Santiago. A nossa expectativa está bastante alta, vamos em busca do pódio para entrar na disputa por uma vaga em Paris 2024”, completou o paranaense Sérgio Veiga, estreante em Parapans pelo basquete em cadeira de rodas.    

Os embarques dos brasileiros estão sendo feitos por modalidades (veja mais abaixo) até o próximo dia 18, com exceção do dia 16, em voos partindo do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos.

Atletas de mais seis modalidades chegariam a Santiago até a noite dessa segunda-feira, 13: futebol de cegos, futebol PC, goalball, halterofilismo, tiro esportivo e rúgbi em cadeira de rodas.

Já nesta terça-feira, 14, estão previstas as chegadas das Seleções de ciclismo, tênis em cadeira de rodas, bocha, tiro com arco e judô.

Na última edição do Parapan, em Lima, no Peru, em 2019, o país entrou para história com recorde de conquistas. A delegação brasileira chegou à inédita marca de 308 medalhas, entre as quais 124 de ouro, 99 de prata e 85 de bronze. Nunca nenhum país alcançou tantas vitórias em uma única edição de Parapan.

Confira as datas dos embarques dos atletas brasileiros para o Parapan de Santiago (por modalidade):
Atletismo – 15 de novembro
Badminton – 17 de novembro
Basquete em cadeira de rodas – 12 de novembro
Bocha – 14 de novembro
Ciclismo – 14 de novembro
Futebol de cegos – 13 de novembro
Futebol PC – 13 de novembro
Goalball – 13 de novembro
Halterofilismo – 13 de novembro
Judô – 14 de novembro
Natação – 12 de novembro
Rúgbi em cadeira de rodas – 13 de novembro
Taekwondo – 18 de novembro
Tênis de mesa – 12 de novembro
Tênis em cadeira de rodas – 14 de novembro
Tiro com arco – 14 de novembro
Tiro esportivo – 13 de novembro

Patrocínios
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do badminton, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de cegos, goalball, judô, halterofilismo, natação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa e do tiro esportivo.