Início » Produtores culturais podem fazer mentoria gratuita com especialistas em editais
Notícias Corporativas

Produtores culturais podem fazer mentoria gratuita com especialistas em editais

Associação de Produtores Teatrais Independentes oferece orientação gratuita para profissionais de todo o Brasil com projetos em teatro que necessitam de consultoria em diversas áreas.

Devido ao sucesso e grande procura, a APTI (Associação dos Produtores Teatrais Independentes) abre novas turmas para o programa de mentoria gratuita para produtores teatrais de todo o Brasil com o intuito de fortalecer o setor. 

Os produtores teatrais interessados em obter uma consultoria gratuita deverão inscrever seus projetos pelo site https://www.apti.org.br/.

As orientações serão de formação práticas e focadas nas particularidades de cada proposta, e os consultores são membros da APTI e profissionais de referência no mercado em cada uma das áreas abordadas.  

Após as inscrições, será feita uma triagem dos projetos e os produtores selecionados poderão agendar consultorias de até duas horas em cinco linhas de interesse:

  • Inscrição de projetos em Editais;
  • Inscrição de projetos em Leis de incentivo;
  • Apresentando um projeto para o mercado / Captação;
  • Divulgação e formação de público;
  • Execução administrativa e prestação de contas.

De acordo com a associação, a demanda por essa estruturação se tornou mais latente após a implementação da Lei Aldir Blanc, quando produtores, artistas e agentes culturais sentiram necessidade de profissionalizar seus projetos para concorrer a editais, leis e demais ações de incentivo à cultura. 

A APTI também identificou a necessidade de apoio aos produtores na etapa de prestação de contas. Segundo a entidade, muitos agentes foram premiados ao longo dos últimos anos, mas não souberam finalizar seus projetos na hora da prestação de contas.  

Em atividade desde 2008, a APTI é uma associação sem fins lucrativos ou econômicos e apartidária, que tem a finalidade de promover a representação dos produtores de espetáculos teatrais perante órgãos públicos e privados. Seu objetivo é garantir, divulgar e incentivar o exercício da produção teatral no país.

Durante a pandemia da Covid-19, o Fundo Marlene Colé, criado pela APTI, promoveu ações para arrecadar fundos para ajudar os profissionais das artes cênicas que estavam parados durante o isolamento social. Agora, a APTI volta suas ações para formação, pesquisa e valorização da produção teatral, e do produtor independente. O Fundo Marlene Colé realizou mostras on-line, palestras e ações de auxílio que permitiram distribuir 970 cartões de Vale Refeição e mais de 6,4 mil cestas básicas, beneficiando 7.380 famílias.

Além do programa de mentoria, a APTI prepara uma pesquisa sobre o setor cultural e a criação de um prêmio para produtores de teatro de todo o Brasil, que serão divulgados em breve.