Início » HUB Brasil Export conecta inovação a setores estratégicos
Notícias Corporativas

HUB Brasil Export conecta inovação a setores estratégicos

Com a missão de conectar inovações e tecnologias aos setores, fomentando um ecossistema colaborativo e dinâmico, nasce o HUB Brasil Export, que visa impulsionar o desenvolvimento sustentável e a competitividade global no mercado.

O HUB Brasil Export, inaugurado durante o Fórum Brasil Export de 16 a 18 de outubro em Brasília, direciona seu foco para os setores de infraestrutura, comércio exterior, logística e portos. Como parte de uma iniciativa do Grupo Brasil Export, o HUB se apresenta como um espaço destinado à colaboração e à inovação.

Desenvolvido para responder às demandas específicas do mercado, o HUB Brasil Export integra diversas soluções tecnológicas, que incluem Blockchain, IoT – Internet das Coisas, IA – Inteligência Artificial, robótica, automação, big data, análise de dados e logística reversa. Além disso, o HUB oferece uma variedade de serviços, tais como programas de mentoria, pré-aceleração, workshops, eventos, pesquisa e desenvolvimento (P&D), cursos, missões empresariais nacionais e internacionais, e uma web série sobre investimentos e desafios da inovação.

“Esperamos criar um ambiente onde a colaboração e a inovação caminhem juntas, levando a resultados para todos os envolvidos. A integração entre a experiência acumulada e as novas ideias é fundamental para o avanço dos setores”, afirma Fabrício Julião, Fundador e CEO do Grupo Brasil Export, HUB Brasil Export e Presidente do Instituto Brasileiro de Infraestrutura.

O programa Mentoria Export, que está com inscrições abertas, busca promover a conexão entre profissionais experientes e emergentes nas áreas de infraestrutura, comércio exterior, portos e logística. Informações adicionais e o procedimento para inscrição estão disponíveis no site do HUB: www.hubbrasilexport.com.br.

“O programa de mentoria nasce em parceria com o Sebrae e visa a capacitação e a troca de experiências, servindo como um canal para desenvolver novas perspectivas e abordagens nos setores-chave”, declara Karina Martins, Diretora Executiva do HUB Brasil Export. 

A adoção de tecnologias no HUB Brasil Export tem o objetivo de otimizar processos e contribuir para um comércio exterior mais eficiente e seguro. O uso da Internet das Coisas (IoT) possibilita um monitoramento mais detalhado da logística, e a aplicação de Inteligência Artificial facilita a análise de dados complexos de mercado.

O HUB Brasil Export caracteriza-se pela sinergia entre diversos atores, incluindo startups, profissionais do setor, associações, entidades de classe, governo e instituições de ensino. Essa colaboração mútua cria um ambiente propício para o desenvolvimento contínuo dos setores relacionados.

Além disso, o HUB contribui para a promoção de uma cultura de pesquisa e desenvolvimento no Brasil, organizando cursos e eventos que fomentam a geração de conhecimento e a colaboração entre diferentes setores, focando em inovações aplicáveis ao comércio exterior e à infraestrutura brasileira.

A criação do HUB Brasil Export, como uma das iniciativas do Grupo Brasil Export, enfatiza a importância do desenvolvimento sustentável e da competitividade em segmentos-chave da economia.

Mentoria Export

O programa Mentoria Export do HUB Brasil Export oferece suporte ao desenvolvimento profissional e empresarial, facilitando a adoção de novas tecnologias e metodologias nos negócios. O programa visa à modernização e à melhoria da eficiência em infraestrutura, comércio exterior, portos e logística, impactando positivamente a competitividade do Brasil no mercado global.

Profissionais, startups e empresas interessados em expandir seus conhecimentos e habilidades podem se inscrever no programa de mentoria do HUB Brasil Export, abordando tanto áreas setoriais específicas quanto inovação e tecnologia. Os participantes terão acesso a orientações e informações importantes para o desenvolvimento e crescimento de seus negócios. Informações adicionais e procedimentos de inscrição estão disponíveis em: www.hubbrasilexport.com.br/mentoria