A campanha não terá visitação nesta segunda e terça (23 e 24), em razão do feriado do aniversário de Manaus, nem no sábado (28), dia do Servidor Público
e o proprietário ou responsável por cães e gatos esteja na residência para receber a equipe de imunização, pois os vacinadores só podem realizar o procedimento com a assistência de um tutor, para a contenção do animal”, ressalta o gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ Manaus), Rodrigo Araújo.
Rodrigo assinala ainda que o alvo da campanha são animais com idade a partir de 3 meses de idade, que devem estar em boas condições de saúde para receber a vacina. Um comprovante de vacinação dos bichos de estimação é entregue aos tutores após o procedimento.
Visitações
O roteiro de visitação na zona Sul inclui o bairro Flores, passando por vias dos residenciais Parque das Nações, Parque das Palmeiras, São Judas Tadeu e Yael; o Parque 10 de Novembro, abrangendo o conjunto Águas Claras; e Parque das Laranjeiras.
Na zona Norte, os vacinadores vão visitar as residências das comunidades Boas Novas e Mundo Novo, no bairro Cidade Nova; Carlos Braga, Monte Pascoal e Vila da Barra, no Monte das Oliveiras; e Buritis, no Nova Cidade.
As visitações vão alcançar também logradouros dos bairros João Paulo e Jorge Teixeira, na zona Leste, e Compensa 1 e 2, na zona Oeste.
A vacinação de animais ocorre ainda em dois pontos fixos da campanha municipal: o CCZ Manaus, situado na avenida Brasil, s/nº, no bairro Compensa; e o Centro de Convivência da Família e do Idoso, na rua Barreirinha, nº 14, quadra 45, São José. Nesses locais, o serviço é ofertado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Imunização
Com o objetivo de imunizar 255 mil cães e gatos, a campanha de vacinação antirrábica animal de 2023 iniciou no dia 20/9 sua etapa urbana, que segue até 6/12. A etapa rural da ação ocorreu de 12/6 a 30/8, em comunidades terrestres e fluviais da zona rural de Manaus.
A vacina contra a raiva humana é obrigatória para cães e gatos, que devem ter a proteção renovada todos os anos. Durante a campanha anual, o CCZ Manaus promove a intensificação da imunização em toda a capital. A vacina também é ofertada durante o ano todo na sede do CCZ, na avenida Brasil, s/nº, no bairro Compensa, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Em Manaus, não há registro de casos de raiva humana desde 1985. No Amazonas, os últimos registros ocorreram em 2017, em Barcelos, onde ocorreram três casos, com dois óbitos. No Brasil, em 2022, foram registrados cinco casos, sendo quatro em Minas Gerais e um no Distrito Federal.
Cronograma de 25 a 27/10:
Zona Sul
25 e 26/10 – Flores (Parque das Nações) e Parque das Laranjeiras
27/10 – Flores (São Judas Tadeu, conjunto Yael, Parque das Palmeiras) e Parque 10 (Águas Claras)
Zona Norte
25/10 – Monte das Oliveiras (Monte Pascoal)
26/10 – Cidade Nova (Boas Novas e Mundo Novo) e Monte das Oliveiras (Monte Pascoal e Vila da Barra)
27/10 – Cidade Nova (Boas Novas e Mundo Novo), Monte das Oliveiras (Carlos Braga e Vila da Barra) e Nova Cidade (Comunidade dos Buritis)
Zona Leste
25 a 27/10 – João Paulo e Jorge Teixeira
Zona Oeste
25 a 27/10 – Compensa – Etapas 1 e 2
Adicionar comentário