Início » Crescimento de Data Centers no Brasil possui desafios
Notícias Corporativas

Crescimento de Data Centers no Brasil possui desafios

Segundo relatório da Latin America Data Center Market, a estimativa é de os investimento em Data Center cheguem a 8.81 bilhões de dólares até 2028

Os data centers são estruturas fundamentais para o funcionamento da tecnologia de uma empresa, independente de qual ramo ela pertença. Esses sistemas são os responsáveis por armazenar dados de extrema importância às instituições e mantê-los em segurança, seja de clientes, de parceiros ou da própria operação. 

Segundo o relatório Latin America Data Center Market – Industry Outlook & Forecast 2023-2028, publicado pela Arizton Advisory & Intelligence, o investimento em data centers na América Latina foi de 5.51 bilhões de dólares em 2022, e a estimativa é de que chegue a 8.81 bilhões de dólares até 2028, crescendo a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 8,14%. A importância dos data centers para a indústria é evidente no constante investimento no mercado. 

Para o executivo Davi Lopes, Diretor de Distribuição e Divisão de Secure Power da Schneider Electric, o Brasil é um dos países que se destaca com o crescimento no setor de data centers, trazendo benefícios significativos para instituições e o mercado em geral. 

“No entanto, este progresso vem acompanhado de desafios substanciais em relação à sustentabilidade, pois há um grande consumo de energia, produção de resíduos e emissões de poluentes, entre outros aspectos críticos. E visto que, a tendência é uma expansão ainda maior destas estruturas, é necessário pensar também em medidas sustentáveis nessas operações”, explica o executivo.

Existem alternativas que podem ser exploradas para efetivamente implementar a sustentabilidade no setor, como o gerenciamento inteligente de energia, que desempenha um papel crucial, garantindo a utilização eficiente dos recursos energéticos e evitando desperdícios. Além disso, a gestão adequada de resíduos é fundamental para garantir que os resquícios gerados sejam descartados ou reutilizados de forma responsável, para reduzir o impacto ambiental.

“Outro aspecto essencial é o monitoramento contínuo das operações, que influencia diretamente na identificação de melhorias e prevenção de problemas. Ao inspecionar o desempenho das estruturas e gerar relatórios comparativos, é possível desenvolver estratégias eficazes para aprimorar a eficiência e minimizar o consumo de recursos. Além disso, existem outras diversas soluções e projetos disponíveis para impulsionar e promover a sustentabilidade neste setor tão promissor”, ressalta Davi.

O mercado de data centers está em fase de crescimento e expansão, desempenhando, assim, um papel importante na tecnologia e na segurança de dados das mais diversas instituições, torna-se fundamental que as organizações busquem soluções sustentáveis. Isso pode permitir  que a consolidação desse setor seja otimizada, mas também garante que seu desenvolvimento seja consciente e alinhado com um compromisso de sustentabilidade.

“Assim, pode-se impulsionar o crescimento dos data centers de forma sustentável, atendendo às necessidades de diversos setores, ao mesmo tempo em que se reduz o impacto ambiental”, finaliza o executivo.