Início » 34º Encontro Técnico/Fenasan 2023 terá debate sobre a tríplice crise planetária
Notícias Corporativas

34º Encontro Técnico/Fenasan 2023 terá debate sobre a tríplice crise planetária

Com coordenação da engenheira Sonia Nogueira, palestras com especialistas da USP e do Instituto de Engenharia vão apresentar um panorama sobre o tema e possíveis soluções a serem implementadas pelos profissionais do setor.

O tema “Como mitigar os riscos da tríplice crise planetária” compõe a abordagem da Mesa Redonda 8, do 34º Encontro Técnico AESabesp, que será realizado pela Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp, de 3 a 5 de outubro juntamente com a Fenasan 2023.

Sob coordenação da engenheira Sonia Nogueira, consultora do Uso Racional da Água, instrutora e educadora ambiental, os trabalhos desta mesa, que acontece dia 4, das 11h às 12h30, na Sala Cantareira 5, serão moderados por Hélio Suleiman, diretor-presidente da Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (FABHAT). As palestras serão proferidas por Antonio Mauro Saraiva, da Escola Politécnica (EP) e Instituto de Estudos Avançados (IEA), da Universidade de São Paulo (USP); e Paulo Ferreira, ex-presidente e atual conselheiro do Instituto de Engenharia (IE).

A tripla crise planetária que a Terra enfrenta é digna de preocupação nos vários setores da sociedade e, portanto, um tema importante para debater neste momento atual do setor de saneamento. Segundo Sonia Nogueira, a dimensão ambiental diz respeito aos aspectos concretos das limitações dos recursos naturais do planeta, incluem ameaças emergentes e a natureza global, rápida construção e persistência dos problemas, o distúrbio climático, a perda da natureza e da biodiversidade e a poluição. “A crise planetária invade a nossa vida urbana, com reflexos na oferta de energia, disponibilidade do saneamento básico devido, mercado de trabalho, educação e saúde, entre outros. É importante que os congressistas nesta edição do Encontro Técnico, oriundos de vários segmentos, atuem de fato com ações executivas para evitar maiores consequências além das que já vivenciamos”, pontua.

Sonia Nogueira destaca que no Brasil, a profissional Ilona Szabó de Carvalho é a representante pela ONU neste tema. Ilona é cofundadadora e presidente do Instituto Igarapé e membro do Conselho de Alto Nível sobre Multilateralismo Eficaz do Secretário-Geral da ONU. Sonia conta que, segundo Ilona, a situação atual não diz respeito somente a aproveitar oportunidades, mas, sim, mudar paradigmas. “Ela comenta que poderá, em face desta crise, não haver futuramente nenhumas espécies de vida no nosso planeta”, frisa a coordenadora da mesa.

Sonia explica ainda que essa indicação da profissional foi feita no Dia Internacional da Mãe Terra, comemorado em 22 de abril de 2009, alertando que o mundo tem muito pouco o que celebrar. Na ocasião, Antônio Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), disse que os humanos têm sido maus guardiões do seu “frágil Lar”; exemplificando que em função de alguns eventos como: o distúrbio climático, a perda da natureza e da biodiversidade, poluição e o desperdício ameaçam o bem-estar e a sobrevivência de milhões de pessoas em todo o mundo.

Diante desse cenário, o objetivo das apresentações durante a realização da Mesa Redonda 8 visam trazer orientações para o enfrentamento da tripla crise planetária, que inclui a disrupção climática, a perda de biodiversidade e o aumento da poluição. “Nossos países enfrentam enormes desafios para resolver essas crises e proteger seus povos, principalmente os mais vulneráveis, adotando mudanças de paradigmas e o multilateralismo. Ações catalisadoras como à aprovação da resolução da Assembleia Geral, a diretora do PNUMA apontou para um decreto semelhante de 2010 que reconhecia o direito ao saneamento e à água limpa. Isso, disse ela, estimulou países em todo o mundo a acrescentar proteções à água potável a suas constituições. A resolução desencadeará ações ambientais e fornecerá as salvaguardas necessárias às pessoas em todo o mundo. Ela ajudará as pessoas a defender seu direito de respirar ar puro, de acessar água segura e suficiente, alimentos saudáveis, ecossistemas saudáveis e ambientes não tóxicos para viver, trabalhar, estudar e brincar”, informou Sonia Nogueira.

As expectativas da coordenadora, em torno desta edição do maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina, são de que “todos os temas que serão abordados neste evento, possam influenciar os congressistas de forma que assumam, de fato, ações e medidas para melhorar a vida planetária objetivando um mundo melhor para as gerações atuais e futuras”.

Vitrine e ponto de encontro

O 34º Encontro Técnico AESabesp e a Fenasan 2023 dão espaço para mostrar que o saneamento ambiental desempenha um papel fundamental para o nosso futuro no planeta, pois está diretamente ligado à qualidade de vida das pessoas, à preservação dos recursos naturais e, consequentemente, à perenidade dos bens e serviços atrelados ao setor, cujas demandas são prioritárias na agenda brasileira em busca da universalização do acesso aos serviços de água e esgoto até 2033.

Para fortalecer a transversalidade que o saneamento tem com todas as áreas ligadas à sustentabilidade, nesta edição, a Fenasan terá seu espaço expositivo ampliado e integrado à feira Waste Expo Brasil, que possui foco em serviços, máquinas e equipamentos para a gestão dos resíduos sólidos.

Com um público tradicionalmente de 22 mil visitantes e alinhada aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU, e aos conceitos de ESG, a edição 2023 traz como tema central o “Saneamento Ambiental na Globalização do Desenvolvimento Sustentável” visando ampliar o diálogo em torno das questões de saneamento ambiental, meio ambiente e sustentabilidade e promovendo o compartilhamento de conhecimento altamente qualificado.

O Encontro Técnico reunirá especialistas e profissionais de elevado nível de conhecimento, como engenheiros, químicos, biólogos, técnicos, pesquisadores, estudantes, gestores e empresários que atuam no saneamento ambiental.

Programação: https://fenasan.com.br/programação

Serviço:

34º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022 – “Saneamento Ambiental na Globalização do Desenvolvimento Sustentável”

Mesa 8 – “Como Mitigar os Riscos da Tríplice Crise Planetária”

Dia 4 de outubro, das 11h às 12h30

Sala Cantareira 5, Pavilhão Branco – Expo Center Norte, em São Paulo, capital.

Mais informações e inscrições: https://fenasan.com.br/