Início » Mercado financeiro traz oportunidades para certificados
Notícias Corporativas

Mercado financeiro traz oportunidades para certificados

O mercado financeiro brasileiro está em expansão, impulsionado por quedas nas taxas de juros e um aumento de 5% no número de investidores, equivalente a 9 milhões de pessoas. A demanda por profissionais certificados está crescendo, com oportunidades de emprego em bancos e a necessidade de conhecimento especializado em investimentos.

O mercado financeiro brasileiro está experimentando tendência de crescimento, impulsionado por uma série de fatores que podem mudar a paisagem econômica do país nos próximos anos. A queda das taxas de juros e um aumento significativo no número de investidores estão entre os principais catalisadores dessa evolução, estimulando uma maior consciência da população sobre a importância de investir seus recursos. Esses fatores trazem boas oportunidades de trabalho e crescimento aos profissionais com o conhecimento e certificação adequados.

De acordo com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), há uma previsão de aumento de 5% no número de investidores no Brasil para este ano, o que representa um incremento de aproximadamente 9 milhões de pessoas adentrando o universo dos investimentos. Este aumento significativo é uma resposta direta à queda das taxas de juros e à crescente consciência da população sobre a necessidade de investir para garantir um futuro financeiramente estável.

O aumento da complexidade dos produtos financeiros disponíveis no mercado, e a necessidade de orientar e aconselhar os investidores de forma eficaz, podem fazer com que profissionais que possuem conhecimento sólido em investimentos e que detêm as certificações adequadas tenham acesso a oportunidades de trabalho com bons salários e benefícios. 

Um exemplo desse fenômeno é a redução dos preços das provas de certificação pela ANBIMA, tornando mais acessível para os não associados obterem essas qualificações, o que demonstra uma resposta à crescente demanda por profissionais certificados.

Para aqueles que desejam ingressar ou progredir no setor de investimentos, existem diversas certificações disponíveis, cada uma adequada a uma área de atuação específica, como a certificação a ANBIMA CPA-20, entre outras. 

De acordo com o professor Jefferson Ribeiro da Aprovabancários.com, escola especializada no preparo de profissionais do mercado financeiro: “O mercado atual é muito generoso com aqueles que estão preparados e certificados. Quem obtém, por exemplo, uma certificação ANBIMA CPA-20 ou CEA e estuda profundamente o conteúdo, terá um conhecimento muito valorizado pelas instituições financeiras.”

De acordo com o especialista, está havendo uma mudança de perfil dos profissionais bancários, que estão cada vez mais se tornando consultores de investimentos, e não somente vendedores de produtos do bancos.

A afirmação está alinhada sobre as oportunidades nesse mercado com a necessidade crescente de orientação especializada em investimentos para atender às demandas de um mercado mais informado e diversificado.

“Medidas como a redução na taxa de juros, aumento da consciência financeira da população, e a popularização do conhecimento da importância de investir, podem levar a uma demanda cada vez maior de produtos de investimento, e consequentemente de profissionais qualificados e com conhecimentos adequados para trabalhar com a oferta destes produtos”, ressalta Jefferson.

Dessa forma, finalizou o especialista, o cenário atual de mudanças e de impulsionamento dos investimentos e um mercado mais qualificado fazem com que o profissional com qualificação e conhecimento em investimentos seja cada vez mais necessário, trazendo oportunidades de altos retornos para todos aqueles que pretendem trabalhar ou já atuam neste setor.

Mais informações sobre as certificações ANBIMA e o mercado bancário podem ser encontradas no site da AprovaBancários.com:

https://aprovabancarios.com