Início » São Paulo recebe Summit de Segurança Psicológica
Notícias Corporativas

São Paulo recebe Summit de Segurança Psicológica

O Summit Internacional de Segurança Psicológica será na Amcham, nos dias 18 e 19 de setembro, e espera um público de mais de 500 participantes presenciais e até 1000 na transmissão ao vivo. Entre os painelistas estão o PhD Peter Cauwelier, Neil Pretty, Cofundador e CEO do Aristotle Performance, Marcelo Zimet, presidente da L’Oréal Brasil; Daniella Brissac, VP Marketing Brasil & CCX LATAM na Kenvue; Soraya Bahde, da Alelo, entre outros

O Instituto Internacional em Segurança Psicológica – IISP – promove, nos dias 18 e 19 de setembro, o 1º Summit Internacional de Segurança Psicológica, no Business Center da AMCHAM, em São Paulo. O evento conta com mais de 40 palestrantes nacionais e internacionais, mais de 16 horas de conteúdo e tem uma expectativa de receber cerca de 530 participantes presenciais e 1000 virtuais em sua transmissão ao vivo.

Voltado a tomadores de decisão, executivos de empresas de todos os portes, líderes de RH e profissionais de recursos humanos, o Summit tem como proposta debater as diferentes vertentes da segurança psicológica nas organizações e revelar como e por que o tema é fundamental para ajudar a mudar o universo corporativo, as relações humanas e dos negócios.

O 1º Summit de Segurança Psicológica foi idealizado por Patricia Ansarah e Veruska Galvão, psicólogas, mentoras, master trainers e fundadoras do IISP. Patricia e Veruska trouxeram o conceito de segurança psicológica ao país, tema originalmente apresentado ao mundo por meio dos estudos da PhD Amy Edmondson. Segundo Amy: “Segurança Psicológica é a crença compartilhada pelos membros da equipe de que a equipe é um ambiente seguro para se tomar riscos interpessoais”.

Para Patrícia Ansarah, psicóloga organizacional, mentora executiva e cofundadora do  IISP, “um ambiente psicologicamente seguro é aquele onde as pessoas se sentem à vontade para comunicar ideias, desconfortos, sentimentos, expectativas, desconhecimentos, sempre que necessário for e sem o receio de serem julgadas, paralisadas ou sofrerem cancelamentos, humilhação ou represálias por isso”. Veruska Galvão, também psicóloga, mentora e cofundadora do IISP concorda:  “quando o local é psicologicamente seguro, o time é capaz de aprender junto, incluindo todos os pontos de vista e sugestões, o que abre espaço para que se arrisque mais, para que decisões sejam tomadas de forma mais ágil e inteligente, melhorando o desempenho, o nível de colaboração e engajamento e, consequentemente, a vantagem competitiva da empresa”.

O evento é composto por mais de 10 palestras, apresentação de cases e nove painéisComportamento da Liderança do Futuro; Aceitando a Diversidade; O maior desafio do ser humano é aprender quando ele acha que já sabe; Saúde Mental é resultado; ESG com S de Segurança Psicológica; Painel Executivo: Será que todo time de alta liderança é um time de alta performance?; Painel de RH: As dores, as delícias e as surpresas do papel do RH na promoção da Segurança Psicológica de Times; Painel: Práticas e Ferramentas para fazer a Segurança Psicológica acontecer e Ativando outras Inteligências.

Palestrantes – Entre os palestrantes e participantes dos painéis estão nomes como Peter Cauwelier, fundador e CEO da Team.As.One, criador da Certificação Internacional em Segurança Psicológica de Times e autor dos livros; Neil Pretty, cofundador e CEO do Aristotle Performance; Marcelo Zimet, presidente da L’Oréal Brasil; Daniella Brissac, VP Marketing Brasil & CCX LATAM na Kenvue; Tokie Esaka, diretora de design de produto LATAM na The Walt Disney Company; Paulo Chapchap, conselheiro estratégico do negócio de hospitais e oncologia da Dasa e presidente do Conselho de Administração do Instituto Todos pela Saúde, do Itaú Unibanco; Graziela Merlina, cofundadora e conselheira do Instituto Capitalismo Consciente Brasil; Soraya Bahde, diretora Gente & Transformação na Alelo; Eduardo Migliano, CEO da 99jobs.com; Eduardo Estellita, CEO e fundador do Instituto Diversidade; Marcos Mendanha, autor de “O que ninguém te contou  sobre Burnout – Aspectos  práticos e polêmicos”; o escritor e educador Cláudio Thebas; Izabella Camargo, jornalista, apresentadora, autora best seller, palestrante, especialista em produtividade sustentável, Ligia Zotini, futurista e TEDx Speaker; entre outros nomes.

Os interessados podem conferir a agenda completa e se inscrever pelo site https://segurancapsicologica.com/summit/ . Sujeito à limitação de vagas no presencial.

O conceito de Segurança Psicológica – Em meados dos anos 90, a Dra. Amy Edmondson realizou uma pesquisa em ambiente hospitalar. Um ambiente de alta pressão psicológica e no qual um erro pode ser fatal. Ao observar o funcionamento das equipes, Amy identificou a segurança psicológica como principal elemento de aprendizado, inovação e alta performance de times. Em suas observações, ela detectou que os times que tinham mais segurança psicológica reportavam mais seus erros, aprendiam mais com eles e se sentiam mais livres para trocar experiências sobre como fazer o que precisavam de forma cada vez melhor. Como resultados, os times melhoravam suas performances e ainda traziam inovação à forma de conduzir suas atividades.

Um novo estudo sobre o tema foi conduzido pelo Google em 2012 com o objetivo de entender por que times da mesma empresa tinham performances diferentes uns dos outros. Assim, foram observados times internos em um projeto chamado “Aristotle”, que durou 3 anos. Os pesquisadores observaram mais de 200 times e descobriram padrões em times de alta performance que os outros não tinham e o padrão principal, que levava times ao sucesso era a segurança psicológica. Em 2015, as conclusões do estudo foram divulgadas, ampliando o conhecimento sobre o tema.   

SERVIÇO:

1º Summit Internacional de Segurança Psicológica

Datas: 18 e 19 de setembro

Local: Amcham Brasil | Business Center

Endereço: Rua da Paz, 1.431, Chácara Santo Antônio, Zona Sul – São Paulo/SP

Agenda completa e inscrições no site: Segurança Psicológica

Credenciamento de imprensa e assessores de imprensa: neste link

A idealização e organização do evento são responsabilidade do Instituto Internacional em Segurança Psicológica – IISP