Início » Jequitinhonha e Norte de Minas no topo do Ranking do Tesouro
Notícias Corporativas

Jequitinhonha e Norte de Minas no topo do Ranking do Tesouro

Ao todo, 28 municípios do Vale do Jequitinhonha e do Norte de Minas foram classificados com nota A pelo Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal - Siconfi de 2023

Os municípios de todo o Brasil acabam de ser ranqueados pela qualidade da informação das contas públicas municipais enviadas ao Tesouro Nacional. Dentro do hall de análise do levantamento estão os dados contábeis e fiscais de cerca de 5.500 municípios. A análise foi divulgada em agosto com informações referentes a 2022.

Em Minas Gerais, o Vale do Jequitinhonha e o Norte de Minas são destaques do Ranking da Qualidade da informação contábil e fiscal do Tesouro Nacional – Siconfi, com ênfase para Itinga, 1º lugar de MG e 11º lugar do Brasil. Além de Itinga, outros 13 municípios do Vale do Jequitinhonha e 14 municípios do Norte de Minas receberam nota A no levantamento do Tesouro.

As regiões, quando somadas, representam cerca de 52% do total de municípios que foram classificados com nota A em Minas Gerais, o que demonstra o avanço da qualidade de informação enviada pelos entes da região se comparado às outras regiões do estado, como a Zona da Mata, o Triângulo Mineiro e o Centro e o Oeste de Minas.

Segundo Helbert Lopes, diretor presidente da HLH Assessoria e Consultoria, o levantamento do Siconfi é um balizador do trabalho da administração pública municipal, “pois consegue mapear o avanço dos municípios nas áreas que dizem respeito à qualidade e consistência das informações prestadas. No caso do Vale do Jequitinhonha e do Norte de Minas os avanços são ainda mais significativos, pois são regiões do estado de Minas Gerais que há pouco tempo ainda eram consideradas atrasadas e hoje vemos que o panorama do ponto de vista da gestão e do comportamento contábil e fiscal é outro”, completa o diretor.

Todos os municípios brasileiros recebem, de acordo com o percentual de acertos obtidos, notas que vão de A a E, atribuídas pelo Indicador da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal – ICF. Para que o ente consiga ser classificado com nota A pelo Siconfi é preciso ter mais de  95% das informações avaliadas como corretas. No Brasil, apenas 316 municípios, cerca de 6%, receberam nota A.  Dentro desse número,  53 são de Minas Gerais, sendo 28 municípios do Jequitinhonha e Norte de Minas.

100 melhores do Brasil

Os municípios do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha também formaram maioria entre os entes de Minas Gerais que  se destacaram no Ranking Nacional. Doze dos 100 entes brasileiros que tiveram as melhores notas na classificação geral, entre os mais de 5 mil municípios, são daquelas regiões. Ao todo, Minas conta com 16 municípios na lista dos 100 primeiros.

100 melhores de Minas Gerais

No ranking estadual, entre os 100 melhores dos 853 municípios mineiros, os entes das regiões Norte e Jequitinhonha representam 43% da lista. Eles são responsáveis pelas melhores colocações do ranking, com Itinga, Gouveia e Novo Cruzeiro nos três primeiros lugares, nessa ordem.

Para Helbert Lopes, “esse tipo de iniciativa é um importante aparato para que os municípios deem a devida relevância para a qualidade da geração e consistência dos dados municipais e consigam, ainda, fazer um trabalho mais assertivo, com transparência, mostrando à população (e aos órgãos públicos) a importância e responsabilidade da administração pública”.

Os melhores colocados do levantamento do Tesouro também recebem prêmios pelos resultados atingidos. Além disso, todos os municípios que tiveram nota A recebem o selo Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi 2023. O ranking da qualidade da informação foi criado em 2020 e é publicado anualmente.

HLH Assessoria e Consultoria

A HLH Assessoria e Consultoria é uma empresa especializada em assessoria, consultoria e soluções de tecnologia para a gestão pública municipal há mais de 25 anos. Sediada em Turmalina, a empresa possui  uma  filial em Montes Claros e presta serviços a municípios mineiros, sobretudo aos da região do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha. Presidida pelo empresário Helbert Lopes de Macedo e com cerca de 150 funcionários diretos e indiretos, a empresa também atua no apoio à área administrativa do executivo e legislativo dos municípios e com o licenciamento de sistemas e softwares de gestão pública.