Início » Dra. Mayara propõe troca de ingressos por doações de sangue no AM
Política

Dra. Mayara propõe troca de ingressos por doações de sangue no AM

Ação semelhante realizada no Rio de Janeiro resultou em doação histórica

Para incentivar a doação de sangue no Amazonas, a deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos) fez um Indicativo, por meio do Requerimento nº 3971/2023, ao Governo do Amazonas para implantar o “Ingresso Doe Vida”. 

O projeto determina que em contrato de uso de espaço público para eventos culturais e esportivos, as empresas responsáveis destinem uma quantia pré-determinada, de no mínimo 3%, dos ingressos disponíveis para a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam). 

No início do mês de setembro, o Hemoam convocou doadores de sangue dos tipos O+ e O- devido ao estoque crítico para suprir a demanda na capital e municípios do interior. Segundo a parlamentar, o banco de sangue está em baixa na maioria dos meses e a iniciativa visa justamente mudar essa realidade. 

“A cada doação, quatro vidas podem ser salvas. É necessário que o Poder Público crie soluções viáveis e efetivas para resguardar a vida de quem precisa de doação de sangue, seja de forma regular ou por situações únicas. Mas para isso precisamos incentivar as pessoas a doarem”, afirmou a deputada.

Caso seja implantado no Amazonas, cada doador terá direito a um ingresso, havendo disponibilidade. Em caso de remanescentes, os ingressos podem ser devolvidos e acrescentados para venda regular. As empresas também poderão ser beneficiadas com uma unidade móvel de atendimento médico nos respectivos eventos. A regulamentação da lei está a cargo do Executivo. 

Uma ação semelhante foi realizada pela cantora Ludmilla com o Hemorio (RJ), em julho deste ano. Cada doador ganhou um ingresso para o show Numanice, no Estádio Nilton Santos – o Engenhão. Em único dia, o Hemorio recebeu mais de 500 doações, a maior desde abertura do banco de sangue em 1944 e o triplo comparado a um dia normal. Filas quilométricas para doação ocuparam o prédio e o episódio foi retratado pela imprensa nacional. 

“Geralmente poucas doações são realizadas por dia, sendo que o necessário para um bom estoque é de ao menos 250 doações diárias para que seja possível suprir todas as demandas. Com este projeto, estaremos inserindo um novo método de captação de doadores e valorizando quem está disposto a salvar vidas”, finaliza.