Início » Jajá do Wake é ouro no campeonato mundial de Wakeboard
Esporte

Jajá do Wake é ouro no campeonato mundial de Wakeboard

O atleta indígena Jair Paulino supera adversários internacionais e deixa sua marca nas águas de Portugal

Em uma exibição de habilidade e determinação, Jair Paulino, conhecido como ‘Jajá do Wake’, conquistou o primeiro lugar no mundial no World Wakeboard Championship (WWA), realizado em Portugal, na sexta-feira (1º/09). Na categoria Jr Men o atleta indígena representou o Brasil e o Amazonas em uma disputa de gigantes com adversários de diversos países.

“A vitória do Jajá é motivo de muito orgulho, ele representa um triunfo de uma geração de campeões do novo cenário esportivo amazonense. Por meio de Políticas Públicas esportivas desenvolvidas pelo governador Wilson Lima, temos possibilitado de forma estratégica que atletas potenciais cheguem a este resultado”, destacou Jorge Oliveira, secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).

O atleta Jair Paulino, de apenas 18 anos de idade, é indígena da etnia Karapãna e conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio do Bolsa Esporte e Voo Campeão, projetos que viabilizam ao atleta fomento desportivo e passagens aéreas para que participe de competições nacionais e internacionais.

O destaque do wakeboard chegou a Portugal com três dias de antecedência para reconhecer o ambiente de prova, onde se consagrou campeão e dominou adversários de países renomados como Holanda, Estados Unidos, Portugal e Nova Zelândia. No ano anterior, Jajá participou do mesmo torneio, o World Wakeboard Championship onde conquistou um honroso segundo lugar.

“Estou muito feliz em me consagrar campeão mundial. Mais uma vez sou muito grato ao governador do Amazonas por disponibilizar as minhas passagens aéreas, sem esse apoio é muito importante como parte dessa conquista minha conquista“, disse Jajá do Wake.

Desde 2019, Jajá é membro da Seleção Brasileira de Wakeboard, representando o país em competições de prestígio ao redor do mundo. Quando tinha apenas 14 anos, ele conquistou o sétimo lugar no Mundial de Wakeboard em Abu Dhabi.

Em 2022, com 17 anos, o atleta foi vice-campeão mundial na Itália, consolidando sua reputação como um dos atletas mais promissores da modalidade no Amazonas.  Além disso, Jajá fez história como o primeiro amazonense a conquistar uma etapa do Brasileiro de Wakeboard em casa, às margens do rio Tarumã, em Manaus, no mês de agosto.