Início » Governo do AM entrega serviço de informações turísticas em Maués
cultura

Governo do AM entrega serviço de informações turísticas em Maués

Turistas que visitarem a terra do guaraná já podem utilizar o serviço da Amazonastur, disponível em três idiomas. O lançamento antecede o Festival de Verão, que acontece nos dias 4 e 5 de setembro

Conhecida como a “terra do guaraná”, Maués (a 276 quilômetros de Manaus) conta agora com o Amazonas To Go, uma ferramenta tecnológica do Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur). O serviço irá auxiliar os visitantes com informações turísticas sobre o município. O lançamento, realizado na quarta-feira à noite (30/08), antecede o Festival de Verão da cidade, que acontece nos dias 4 e 5 de setembro. 

O exitoso projeto, de acordo com o presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, já registrou 36.589 mensagens sobre informações turísticas enviadas e recebidas por meio da solução tecnológica, entre maio e julho deste ano. Em três idiomas, o serviço que conta com informações turísticas de nove municípios amazonenses, incluindo Maués, pode ser acessado por turistas do mundo todo. 

“O Amazonas to go já alcançou o mundo por contar com três idiomas, sendo acessado por países como Alemanha, Canadá, Colômbia, Finlândia e Noruega. Além, claro, de outros estados do nosso país como Acre, Amapá, Mato Grosso,  Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro”, pontuou.

“Nossa missão é promover o Amazonas tanto a nível nacional como internacional, por isso estamos chegando a cada vez mais municípios com a nossa ferramenta”, Ressaltou Ribeiro.

Como acessar?

Maués é o nono município do Amazonas a fazer parte do Amazonas To Go até agosto. Por meio de QR codes espalhados por atrativos e empreendimentos turísticos,  pelo número +55 92 99356-8775 ou pelo link https://qrfacil.me/Qqdds6kr, o visitante é direcionado para o  Whatsapp e conversa com a Natu, a arara mascote do turismo amazonense, tirando dúvidas e recebendo indicações de como chegar, onde se hospedar, o que fazer e onde comer. A ferramenta está disponível em Português, Inglês e Espanhol. 

O empreendedor maueense Ítalo Mamud iniciou as atividades da agência de turismo receptivo “Experiência Mawé”, em 2019, para fomentar o turismo na sua própria cidade e conta o motivo de estar cadastrado na solução tecnológica. “Com o Amazonas to go é mais uma ferramenta, mais uma plataforma para nós estarmos conectados com as pessoas em busca de conhecer Maués. É uma ponte entre nós que estamos no território com as pessoas que vão visitar”, afirmou.

No município, ao todo, 32 empreendimentos turísticos podem ser encontrados na ferramenta, sendo oito meios de hospedagem; duas agências de turismo; 11 restaurantes, bares e similares; cinco organizadoras de eventos e cinco prestadores de serviços especializados em turismo.

Festival de Verão

Um dos eventos mais aguardados de Maués, o Festival de Verão, está programado para os dias 4 e 5 de setembro, movimentando toda a cadeia turística. O evento não apenas gera renda adicional para comerciantes e trabalhadores que se preparam durante todo o ano, mas também aquece setores como hotelaria, gastronomia e turismo. Em 2022, cerca de 50 mil pessoas participaram do festival.

A edição de 2023 do Festival de Verão traz uma novidade: o evento retorna à tradicional Praia da Ponta da Maresia. Com a expectativa de superar os números do ano anterior.

Programação

Desde 1994, este evento anual tem possibilitado uma experiência impressionante aos visitantes do município. Além das exuberantes praias que surgem com a estiagem dos rios, o festival de Verão proporciona uma imersão na rica cultura local, graças às performances musicais de artistas locais, regionais e nacionais. A presença do cantor nacional Léo Magalhães, Forró Ideal, Banda dos Top´s e o animado Pra Sambar garantem uma noite repleta de dança, enquanto o Grupo da Amizade e Wladimir Rossi trazem uma mistura de samba e outros ritmos memoráveis. 

Na segunda-feira (04/09), o evento começa às 15h com a cadência do Ritmo do Norte, seguido pelo grupo Amizade.com. Às 17h, acontece o esperado desfile do Garoto Bronze e Garota Verão. A noite se desenrola com as apresentações de Claudete do Arrocha, Os Top’s e DJ Elielton Menezes. O auge da noite chega com a performance do cantor Léo Magalhães, às 23h, seguido por George Japa e encerramento às 3h.

Na terça-feira, 5 de setembro, a programação continua com Pra Sambar e DJ Elielton Menezes às 15h, seguido por The Power às 17h e Critical Age às 19h. A noite se ilumina com a apresentação de Wladimir Rossi e Banda, acompanhado por DJ Jr Zero. Às 23h, o Forró Ideal levará o público ao ritmo dançante, seguido por Kenno Estourado à 1h. O evento também encerra às 3h neste segundo dia.

Com informações da assessoria.