Início » Amazonas tem 23 municípios em situação de anormalidade devido à estiagem
Destaque Meio Ambiente

Amazonas tem 23 municípios em situação de anormalidade devido à estiagem

REUTERS/Leonardo Benassatto

Pelo menos 23 cidades do Amazonas são afetadas pela estiagem. Segundo a Defesa Civil do estado, há dois municípios em emergência, 14 em situação de alerta e 7 em situação de atenção.Nas regiões da Calha do Alto Solimões, em Benjamin Constant, e na Calha do Juruá, em Envira, a condição emergencial se dá pelo registro de danos nos municípios, como impactos materiais, ambientais e de saúde.

A Defesa Civil estadual tem atuado no apoio às prefeituras e coordenadorias locais para garantir os serviços essenciais como alimentação, água potável, assistência médica, energia elétrica nas populações afetadas.

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), na Operação Aceiro combateu, entre os dias 12 de julho e 27 de agosto, 197 focos de incêndio na região sul do estado. Ao todo, foram 50 registros em Lábrea, 48 em Boca do Acre, 47 em Humaitá, 26 em Manicoré e 26 em Apuí.

Para o mês de setembro, são previstos volumes de chuva maiores que 50 mm no noroeste do Amazonas, devido ao calor e alta umidade. Nas demais áreas, predomina o tempo seco sem chuva, segundo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Tanto para a região Norte quanto para o Nordeste, a chuva deve ser próxima ou ligeiramente abaixo do normal para o mês, com previsão de volumes inferiores a 40 mm no interior do Nordeste e leste da região amazônica.

CNN Brasil