Início » Tecnologia promove inovação e crescimento no Oeste do Paraná
Notícias Corporativas

Tecnologia promove inovação e crescimento no Oeste do Paraná

Como a tecnologia está presente no desenvolvimento dessa região e como a participação de empresas desse setor auxiliam nas oportunidades de trabalho

No Oeste do Paraná, a tecnologia está em constante desenvolvimento, impulsionando inovações que estão moldando o futuro. Nessa região, a colaboração entre pessoas e máquinas está criando soluções criativas e práticas, aumentando as oportunidades na área, que possui previsão de geração de 420 mil empregos até 2025, segundo a Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação).

 

Apesar disso, existe um desafio; encontrar pessoas qualificadas para trabalhar na área de tecnologia no Oeste do Paraná não é fácil. A Brasscom aponta que apenas 24.85% dos candidatos passam nos cursos de tecnologia. Isso revela a necessidade de uma cooperação mais estreita entre instituições de ensino e empresas, como foi visto na semana acadêmica de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da faculdade ISEPE Rondon, que ocorreu no início do segundo semestre de 2023.

 

Nesse evento, empresas como a SISMETRO e a Cooperativa Agroindustrial Copagril representadas respectivamente por Kepler Otto e Fabio Lizzoni se uniram para compartilhar suas experiências e visões. A conversa fomentou a troca de experiências de gestão e como o uso de softwares e ferramentas tecnológicas estão presentes no Oeste do Paraná, sendo ambas as empresas fundadas nesta região. 

 

Através das palavras de Kepler, “a SISMETRO está em constante desenvolvimento de soluções para gestão de manutenção de ativos e o uso de ferramentas externas e softwares podem facilitar a gestão”. Nesse sentido, acrescentou sobre a integração que o software possui com o ERP Sênior, especializado em atender ao agronegócio, possibilitando compreender como o SISMETRO se torna uma ferramenta integrada e que gera grandes benefícios para seus clientes.

 

Um exemplo exponencial do desenvolvimento de tecnologias está presente no Oeste do Paraná, região de grande produção agropecuária, com sete municípios entre os quinze mais ricos nesse setor. Empresas como a SISMETRO e a Cooperativa Agroindustrial Copagril demonstraram como softwares e ferramentas tecnológicas estão sendo usados para gerenciar diversos aspectos, desde mercados até a produção de grãos.

 

Ainda sobre a mesa redonda, acrescenta Kepler, “pensar na profissionalização de pessoas para a área da tecnologia é muito importante, partindo disso, a SISMETRO, em parceria com o Parque Tecnológico da Itaipu (PTI), está oferecendo capacitação e bolsas para estudantes de cursos técnicos para que os alunos possam se concentrar exclusivamente no aprendizado de tecnologias”. Além do programa, a empresa também realizou no início desse segundo semestre a contratação de estagiários, alunos da faculdade organizadora do evento, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. 

 

Contudo, é possível compreender que o Oeste do Paraná está se destacando no cenário de desenvolvimento tecnológico e inovação principalmente nos segmentos em que possui mais força, como o agronegócio. A parceria de empresas e instituições de ensino colaboram para impulsionar a região rumo à capacitação e preparo de pessoas, o que contribui para um crescimento contínuo.