Início » Mansur é um dos alvos da operação que investiga grupo criminoso na SSP-AM
Manaus

Mansur é um dos alvos da operação que investiga grupo criminoso na SSP-AM

O secretário de Segurança Pública do Amazonas, general Carlos Alberto Mansur, é um dos investigados da “Operação Comboio”, deflagrada nesta terça-feira (29)  pela Polícia Federal (PF) e pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Amazonas (MP-AM).

Segundo a investigação, agentes da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) estão sendo investigados por formação de organização criminosa, para prática de extorsão, corrupção e lavagem de dinheiro.

De acordo com o MP-AM, as equipes realizaram buscas em dois gabinetes nas dependências da secretaria, além das residências de servidores e membros da alta cúpula da pasta. Segundo o Procurador-Geral de Justiça, Alberto Junior, um dos investigados possui foro privilegiado. “Por consequência, é óbvio que o secretário é investigado, o secretário de segurança pública”, afirmou.

A intenção é reunir provas e documentos relacionados a supostas práticas ilícitas. De acordo com a PF, foram apreendidos aparelhos eletrônicos e outros materiais.

“Os investigados se utilizavam da estrutura da secretaria, incluindo viaturas, além de se valer da função pública. Eram realizados crimes como corrupção, peculato e lavagem de dinheiro”, explicou o Promotor de Justiça e Coordenador do Gaeco, Igor Starling.

Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em Manaus, Apuí (a 455 quilômetros da capital) e em São Paulo. Uma pessoa foi presa em flagrante, por posse ilegal de arma de fogo. Outros alvos da operação não tiveram os nomes divulgados.