Início » Pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas constrói estação de tratamento de água no interior
Meio Ambiente

Pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas constrói estação de tratamento de água no interior

FOTOS: Acervo do pesquisador Alex Ramos

O estudo é fomentado pelo Programa Painter, da Fapeam

A construção de uma planta-piloto de estação de tratamento para obtenção de água potável para as comunidades ribeirinhas e populações tradicionais de Itacoatiara (distante 176 quilômetros da capital) é o principal objetivo de pesquisa apoiada pelo Governo do Estado, por meio do Programa de Apoio à Interiorização Tecnológica do Amazonas (Painter), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). 

O coordenador da pesquisa e doutor em Engenharia Química, Alex Martins Ramos, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) cita que os principais resultados do estudo foram três: customização do filtro, com fácil manuseio, resistência ao clima amazônico e elementos filtrantes, como o carvão ativado e a areia grossa; coagulante à base de tanino vegetal; e produção de água potável, com cerca de 500 litros por hora.

O projeto intitulado “Sistema simplificado de tratamento de água para abastecimento de comunidades rurais utilizando coagulante natural” já foi finalizado, e utiliza a tecnologia para solucionar a questão da água para a população da zona rural.

O processo é feito com o uso de coagulantes à base de taninos vegetais que não alteram o pH da água durante o processo de tratamento, além do lodo gerado ser biodegradável.  “Isso é muito importante, pois, as comunidades rurais residem às margens dos lagos e rios amazônicos, onde não há como descartar em local apropriado, os resíduos produzidos”, explica Alex Ramos. 

O pesquisador acrescenta que a mudança dos coagulantes inorgânicos para os orgânicos melhorou a operação da estação, uma vez que caso o usuário erre a dosagem utilizada, seja para mais ou para menos, a água resultante apresenta uma coloração de tons marrons e, assim, o líquido deve ser descartado.

“Costumo dizer que as águas superficiais amazônicas apresentam três desafios, caso alguém deseje torna-la potável: elevada quantidade de sólidos e turbidez, cor e microrganismos patógenos. A estação fabricada nesta pesquisa superou formidavelmente tais desafios”, anima-se o pesquisador com a conquista do estudo. 

A estação unifamiliar, simplificada e compacta de tratamento de água foi baseada no trinômio clarificação-filtração-desinfecção e tem as seguintes especificações: vazão de filtração de 500 litros por hora, retrolavagem (sistema de limpeza dos filtros) de 1.000 litros por hora e pressões (medida indicada para evitar o desperdício) de 0,20 bar (pressão de operação na filtração) e 0,50 bar (pressão máxima  de operação do sistema).

Apoio da Fapeam

“As ações da instituição, via edital, voltados para o interior do estado do Amazonas, na minha opinião, têm sido uma das maiores ações de desenvolvimento implementadas, pois os pesquisadores do interior do estado estão desenvolvendo soluções tecnológicas para os problemas regionais e, assim, trazendo melhoramentos para a qualidade de vida da população”, diz o coordenador da pesquisa.

O edital n° 003/2020, do Painter, visou fomentar a interiorização de atividades de pesquisa aplicada e inovação tecnológica, por meio de indução em áreas estratégicas, especialmente a bioeconomia, para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Amazonas com a finalidade de aplicação de seus resultados na resolutividade/minoração de problemas específicos dos municípios do interior do Estado.

Com informações da assessoria.