Início » Consórcio Nacional Bancorbrás cresce 103% no primeiros semestre de 2023
Notícias Corporativas

Consórcio Nacional Bancorbrás cresce 103% no primeiros semestre de 2023

O setor apresentou crescimento de 7,6% na venda de novas cotas, no mesmo período

O sistema de consórcios encerrou o primeiro semestre de 2023 somando 1,99 milhão de vendas de novas cotas, recorde histórico nos mais de 60 anos da modalidade. Em um ano, houve crescimento de 7,6%. Os dados são da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) que também informou haver 9,67 milhões de consorciados ativos em junho, com alta de 10,4% sobre 8,76 milhões, referentes ao mesmo mês do ano passado.

O Consórcio Nacional Bancorbrás acompanha o momento positivo do setor, com alta de 103% no primeiro semestre de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022. Na empresa, o segmento que mais cresceu neste período foi o de bens móveis, com alta de 158%, em relação a 2022.

“Os números apontam para o crescente comportamento planejador praticado pelos consumidores e mostra a consolidação da modalidade como uma opção financeira para os brasileiros”, afirma comenta José Climério Silva Souza, Diretor Executivo da Bancorbrás Consórcios.

O dirigente lembra que por se tratar de uma modalidade financeira segura, sem pagamento de juros e com parcelas que cabem no orçamento, o consórcio é uma forma de investir em um bem ou serviço sem se descapitalizar. “Quem não tem o hábito de poupar para investir encontra no consórcio a melhor opção, pois não é preciso se comprometer com valor de entrada e nem com o pagamento de juros, como acontece com o financiamento”, afirma.

José Climério defende que a principal vantagem para quem opta pelo consórcio é mesmo não pagar juros. “Permite que os clientes realizem um investimento adequado à própria realidade. Os interessados podem escolher entre diversos valores de carta de crédito, de acordo com o seu poder de compra. Com parcelas que cabem no bolso. É uma forma de planejamento financeiro e uma possibilidade de investir em um bem ou serviço e realizar sonhos, sem prejudicar o orçamento”, explica.

Como funciona?

O consórcio é uma modalidade de crédito para aquisição de bens e serviços. O grande diferencial para outros tipos de financiamento é que o consórcio é organizado por um grupo, no qual todos os integrantes contribuem com uma quantia definida, todo mês, durante certo período, criando uma poupança conjunta. A cada mês, os consorciados têm a possibilidade de contemplação por sorteio e, também, de oferecer lances, podendo embutir parte do valor ofertado utilizando a carta de crédito. O sorteio define apenas a ordem dos participantes a serem premiados, pois ao final do tempo estipulado todos serão contemplados.

A prestação no consórcio é constituída pelo fundo comum (valor pago pelo consorciado para formar a poupança que será destinada à compra do bem), pela taxa de administração e por um fundo de reserva, além de seguro, se contratado. O reajuste do consórcio de veículos ocorre anualmente, de acordo com a variação do índice de preço estabelecido no contrato, de forma a preservar o poder de compra dos consorciados contemplados.