Início » Cidade Empreendedora realiza primeiras ações em São Gabriel da Cachoeira
Amazonas

Cidade Empreendedora realiza primeiras ações em São Gabriel da Cachoeira

A Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira, em parceria com o Sebrae Amazonas, deu início a uma série de ações com o objetivo de fortalecer a economia local por meio do programa Cidade Empreendedora. Lançado em 24 de maio, o programa tem como propósito criar um ambiente mais favorável ao empreendedorismo e impulsionar as potencialidades econômicas do município.

Uma das primeiras etapas do programa no município foi a realização de um levantamento das necessidades e demandas dos empreendimentos locais. Segundo dados do Data Sebrae de março de 2023, 95,2% das empresas no município são pequenos negócios. A Receita Federal do Brasil (RFB) aponta que, do total de estabelecimentos registrados 42,6% são Microempreendedores Individuais (MEI), 28% são Microempresas (ME) e 8,59% são Empresas de Pequeno Porte (EPP).

Com os agentes de desenvolvimento do ‘Sebrae na Sua Empresa’ em campo, foram mapeadas 300 empresas, sendo 80% do setor do comércio e 20% do setor de serviços. Durante os atendimentos, foram identificadas as principais necessidades, que englobam questões como qualidade no atendimento, marketing digital, gestão financeira, controle de estoque, formação de preços, serviços contábeis, orientação para crédito e financiamento, gestão de equipe de vendas e pós-vendas, além de cursos voltados para mulheres empreendedoras. A partir disso, o programa planeja ações para atender as demandas que foram levantadas durante as visitas.

Outra novidade trazida pelo programa é a reinauguração da Sala do Empreendedor, localizada na prefeitura. O espaço agora conta com acesso às facilidades dos processos de abertura de empreendimentos, regularização e encerramento de empresas, oferecendo serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI). Além disso, foram realizados atendimentos para solicitação de crédito e financiamento, em parceria com o +Crédito Amazonas, da Agência de Fomento do Estado do Amazonas.

Para o prefeito Clóvis Moreira Saldanha, a parceria com o Sebrae/AM, agora com a Sala do Empreendedor é fundamental para o fortalecimento dos pequenos negócios no município.

“A sala do empreendedor vai estar aberta esperando toda demanda do pequeno e do grande empresário, para os agricultores e até para o artesanato. Desde já, a parceria entre o Sebrae e a prefeitura está para somar ainda mais com o programa Cidade Empreendedora”, comenta o prefeito.

No âmbito das capacitações, o programa já proporcionou cursos sobre Higiene e Manipulação de Alimentos, Curso para Mulheres Empreendedoras e Compras Governamentais. Essas capacitações visam promover o eixo de Inclusão Produtiva e Compras Governamentais. Até o final do ano, estão previstas cerca de 100 atividades no município, incluindo uma ação de dez dias com as mulheres indígenas do distrito de Iauaretê.

De acordo com a vice-prefeita, Eliane Farias Falcão, as primeiras ações do programa Cidade Empreendedora no município tem o objetivo de impulsionar a economia local, fomentar o empreendedorismo e criar um ambiente favorável para o desenvolvimento socioeconômico.

“O Sebrae nesse momento é uma instituição muito importante aqui para São Gabriel da Cachoeira, porque ela vai beneficiar, ajudar e orientar a todos empreendedores micro e pequenos empresários a fortalecer a sua renda, o seu empreendimento e o município, isso vai favorecer a nossa população”, aponta Falcão.