Início » Trabalho freelancer saudável: aprenda a gerenciar finanças e rotina
Brasil

Trabalho freelancer saudável: aprenda a gerenciar finanças e rotina

Ser freelancer oferece a liberdade e flexibilidade que muitos profissionais desejam, mas também requer uma gestão cuidadosa das finanças e da rotina para garantir um fluxo de trabalho constante. A média salarial de um trabalhador autônomo pode chegar até R$13 mil por mês, segundo dados de 2023 da Glassdoor. No entanto, alcançar esse sucesso financeiro exige disciplina no dia-a-dia e nas despesas.   

“Na vida freelancer, a chave para o sucesso é dominar os pontos essenciais da organização. Um dos aspectos mais importantes é o gerenciamento das finanças, onde a disciplina é muito importante. Além disso, muitos freelancers possuem clientes internacionais, o que aumenta ainda mais a necessidade de estar organizado com o faturamento e as obrigações fiscais”, comenta Samyra Ramos, especialista de marketing da Higlobe, fintech com solução que facilita o recebimento dos pagamentos em dólar de forma rápida e segura para aqueles que trabalham remotamente para empresas dos EUA. Ao implementar práticas eficientes de gestão pessoal e profissional, os freelancers podem alcançar grandes rendimentos e usufruir plenamente dos benefícios dessa modalidade de trabalho. Com o objetivo de auxiliar esses profissionais a otimizar suas práticas, a executiva traz alguns pontos fundamentais sobre organização financeira e gestão da rotina.

Confira: 

1. Defina um orçamento: O primeiro passo para a organização financeira é criar um orçamento claro e realista. Identifique suas despesas mensais e estabeleça metas financeiras alcançáveis, como economizar uma parte específica de seus ganhos ou reservar fundos emergenciais. Utilize aplicativos e planilhas financeiras para acompanhar seus gastos e receitas, assim você não perderá o controle e poderá tomar decisões embasadas sobre suas finanças. 

2. Crie uma rotina: Embora a flexibilidade seja uma vantagem do freelancer, estabelecer uma rotina consistente pode ajudar a melhorar a produtividade e a organização. Defina horários de trabalho, pausas regulares e momentos de lazer. Lembre-se de proteger esses horários tanto quanto possível para evitar sobrecarga e desgaste. 

3. Procure métodos para receber os pagamentos: Misturar finanças pessoais com profissionais pode resultar em confusão e contratempos financeiros. Crie contas bancárias separadas para suas atividades comerciais e pessoais, e procure manter um registro claro de todas as transações relacionadas ao trabalho freelancer. A Higlobe, por exemplo, oferece a opção de receber os pagamentos e retirar para sua conta física ou jurídica. 

4. Negocie prazos: Estabelecer prazos realistas é crucial para evitar o estresse e garantir a qualidade do trabalho. Comunique-se abertamente com seus clientes, entenda suas necessidades e, se necessário, negocie prazos que garantam uma entrega excepcional sem comprometer sua saúde ou qualidade de vida.