Diversos estados brasileiros foram atingidos por um apagão na manhã desta terça-feira (15). Internautas reclamaram da falta de luz nas redes sociais, que, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), foi causada pela abertura da interligação Norte/Sudeste.
O órgão informou que houve uma interrupção de “16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil”, às 8h31. As causas da ocorrência continuam sendo apuradas.
O Operador informou ainda que a recomposição da transmissão de energia já foi iniciado em todas as regiões. Até 9h16, 6 mil MW já haviam sido recompostos.
Confira a lista de estados com relatos de apagão:
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
Paraíba
Paraná
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Santa Catarina
São Paulo
Sergipe
Tocantins
O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, disse que o blecaute ocorrido na manhã desta terça-feira foi de “grande porte” e afetou pelo menos quatro regiões do país.
Na abertura da reunião semanal de diretoria colegiada da agência, ele informou que o apagão afetou o Norte e o Nordeste, além de “algumas áreas” do Sudeste e do Centro-Oeste. Feitosa excluiu apenas a região Sul.
O Ministério das Minas e Energia afirmou em nota que “está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível”.
Conforme aponta o texto, uma sala de situação foi criada e acompanha o processo de retomada da distribuição de energia a pedido do ministro Alexandre Silveira.
De CNN Brasil.
Adicionar comentário