Início » NEOJIBA apresenta dois espetáculos gratuitos no Teatro Amazonas nesta semana
cultura

NEOJIBA apresenta dois espetáculos gratuitos no Teatro Amazonas nesta semana

 Jovens do programa do Governo da Bahia já foram aplaudidos de pé nas mais importantes salas de concerto do Brasil e do mundo  

A Orquestra e o Coro do NEOJIBA, programa do Governo da Bahia, apresentam dois espetáculos no Teatro Amazonas, nesta semana. As sessões ocorrem na quinta e sexta-feira, 17 e 18 de agosto, às 20h. A entrada é gratuita, por ordem de chegada. 

Os jovens músicos, que já foram aplaudidos de pé nas mais importantes salas de concerto do Brasil e do mundo, irão apresentar uma ópera brasileira e um concerto sinfônico, com solo da violinista japonesa Midori, uma das maiores intérpretes da atualidade.

A “Turnê da Liberdade” Norte e Nordeste, que conta com o patrocínio da PetroReconcavo, através da Lei de Incentivo à Cultura, estreou em Aracaju no dia 5, e passou ainda por Maceió (7), Recife (8) e Mossoró (12 e 13). Após os espetáculos em Manaus, Salvador (20) recebe os grupos, numa grande celebração aos 200 anos de Independência do Brasil na Bahia.Ariano Suassuna inspira ópera brasileira

A ópera brasileira “Dulcinéia e Trancoso”, que será apresentada na quinta-feira (17), em Manaus, é inspirada na obra do escritor Ariano Suassuna. O público poderá assistir a uma emocionante e mágica mistura de elementos da cultura ibérica e nordestina. A regência será da maestrina Lucie Barluet, com direção cênica de Chica Carelli e direção de movimento de Luana Serrat. 

Composta em 2009 pelo paraibano Eli-Eri Moura, com libreto de W. J. Solha, a ópera é considerada a primeira ópera armorial, movimento idealizado na década de 1970 por Suassuna para valorizar a arte popular do Nordeste. Do mar da Bahia aos rios da Amazônia

Na sexta-feira (18), o concerto sinfônico, regido pelo maestro Ricardo Castro, fundador e diretor-geral do NEOJIBA, terá obras de compositores brasileiros contemporâneos, como “É doce morrer no mar”, para coro à capela, de Dorival Caymmi e Jorge Amado, e “Canticum Naturale”, do catarinense Edino Krieger, inspirada nos pássaros e rios da Amazônia. A peça terá solo da soprano Emyle França. 

A apresentação também terá compositores europeus consagrados, como o checo Antonín Dvořák, com o “Romance op. 11 para violino e orquestra”, e Robert Schumann, com o “Concerto para violino e orquestra em ré menor”. As peças de Dvořák e Schumann terão como solista a violinista Midori. Midori já participou de uma outra turnê do NEOJIBA, em 2016, que percorreu as principais salas da Suíça, Itália e França. 

Para garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência auditiva, o concerto terá intérprete de libras. 

Criado há 16 anos, o  NEOJIBA tornou-se referência no Brasil e no mundo em desenvolvimento social por meio da música. Esta é a quarta turnê nacional realizada pelo programa, que já recebeu inúmeros prêmios de reconhecimento pelo trabalho que realiza. 

Ópera “Dulcinéia e Trancoso”, com a Orquestra e Coro do NEOJIBA, sob regência de Lucie Barluet 

Quinta-feira (17/8), às 20h, no Teatro Amazonas

Entrada gratuita, por ordem de chegada. A recomendação é que o público chegue ao local com 40 minutos de antecedência.

Concerto sinfônico com a Orquestra e Coro do NEOJIBA, com solo da violinista Midori, sob regência de Ricardo Castro

Sexta-feira (18/8), às 20h, no Teatro Amazonas

Entrada gratuita, por ordem de chegada. A recomendação é que o público chegue ao local com 40 minutos de antecedência.

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 16 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 12 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 2.300 integrantes diretos em seus 13 núcleos, e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.

Sobre o Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia 

No dia 2 de Julho de 2023, os baianos comemoraram os duzentos anos da Independência do Brasil na Bahia. A data marca a expulsão definitiva das tropas portuguesas do território brasileiro, após mais de um ano de batalhas. A mobilização contou com intensa participação popular, que reuniu profissionais liberais, senhores de engenho, negros escravizados e livres e mulheres, todos unidos pela missão de derrotar o poder português. Muitos destes personagens são reverenciados até os dias atuais, como Joana Angélica, Maria Quitéria, Maria Felipa, João das Botas, Corneteiro Lopes e Pedro Labatut. O Hino ao Dois de Julho, que reverencia a luta do povo baiano pela independência do Brasil, tornou-se em 2010 o Hino Oficial do Estado da Bahia.